Blog Ilton Muller

Lançada campanha para incentivar doação de sangue no RS

Hemocentro de Caxias do Sul integra a rede estadual

Em parceria, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a empresa Otelio Consultoria lançaram a campanha de doação de sangue Doar é Viver para incentivar a reposição de estoques de sangue em toda a rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede). Gramado e Canela são atendidas pelo Hemocentro de Caxias do Sul.
Os estoques de sangue estão críticos em todas as regiões do Estado, de acordo com a coordenadora de captação do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs), Gesiane Ferreira Almansa, especialmente os tipos O+ e O-. “Como atendemos muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação”, acrescenta.
Integram a Hemorrede oito instituições em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Rosa, Cruz Alta, Caxias do Sul, Alegrete, Santa Maria e Pelotas. A campanha é lançada no mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). “Esperamos sensibilizar a população quanto à necessidade de mantermos sempre os estoques de sangue altos e aumentar a adesão nos hemocentros”, enfatiza Gesiane.
Cada pessoa que for até um dos hemocentros durante o período da campanha ganhará uma semente da árvore moringa, representando a Árvore da Vida, simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade. “Quando o doador plantar a sua árvore e acompanhar o crescimento, irá se recordar das vidas que salvou com esse gesto tão simples", diz Otelio Drebes.

Doações podem ser agendadas em Caxias do Sul
As doações no Hemocentro de Caxias do Sul – Hemocs podem ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 98418.8487.
O Hemocs atende nos seguintes dias e horários: segunda e quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.
O Hemocs é uma entidade pública, pertencente à Hemorrede Nacional, gerido pelo Município de Caxias do Sul em conjunto com o Estado e a União.

Hemocentro de Porto Alegre
Em Porto Alegre, o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul está situado na Avenida Bento Gonçalves, 3722, telefone (51) 3336-6755. O agendamento da doação pode ser deita pelo WhatsApp (51) 98405-4260 ou pelo e-mail hemorgs@saude.rs.gov.br,
Horário de funcionamento:
- Para doação de sangue: segunda a sexta feira, das 8h às 16h.
- Para cadastro de doador de medula óssea: segunda a sexta feira, das 8h às 16h.

Tags:Saúde

Confira outros posts

Em Gramado, 4.813 pessoas já receberam a segunda dose da vacina
Gramado amplia vacinação do público com comorbidades para 18 anos ou mais
Na Montanha, os bonecos ganham vida

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!