Blog Ilton Muller

Foram soltos os agentes políticos presos ontem,, em Canela

Na manhã desta terça-feira (9), Justiça revogou a prisão preventiva

O secretário municipal de Obras de Canela, Luiz Claudio da Silva, o interventor do Hospital de Caridade, Vilmar da Silva dos Santos, e o presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Dias (MDB) foram soltos na manhã desta terça-feira, após audiência de custódia na 1ª Vara Judicial da Comarca de Canela, que tem como titular o juiz Vancarlo Anacleto. A informação é do Portal da Folha de Canela. Os três aceitaram ficar afastados dos cargos públicos por pelo menos 60 dias. Também seguem afastados cautelarmente das suas funções o secretário municipal de Turismo, Ângelo Sanches Thurler, o subsecretário de Obras e um servidor da Secretaria de Obras.

Na decisão, conforme antecipou o Portal da Folha, o juiz ancarlo Anacleto diz que a prisão foi autoriza por que “os elementos de prova até então apontam para o fato dos três presos terem papel decisivo nas ações criminosas investigadas pela Polícia Civil”. Cita, ainda, que “ofertando os réus e seus defensores, espontaneamente, o afastamento dos presos de suas funções públicas, o risco que entendi presente quando da decisão anterior (prisão), não se mostra mais presente, pois, sem tal poder e influência, a coleta de depoimentos e prosseguimento da investigação não sofrerá prejuízo”.

Os seis agentes políticos e servidores são investigados na Operação Caritas, que investiga supostos crimes de corrupção em parte da Prefeitura e da Câmara, incluindo fraudes em licitações e rachadinha (caso em que CCs eram obrigados a contribuir financeiramente com io partido MDB).

O inquérito policial conduzido pelo delegado de Canela, Vladimir Medeiros, investiga 40 pessoas. Entre os investigados não está o prefeito Constantino Orsolin que emitiu nota ontem, infomando que não compactua com corrupção e que acatará todas as decisões judiciais.

 

Foi notícia:

A prisão

https://www.iltonmuller.com.br/blog/p/investigadas-fraudes-em-licitacoes-rachadinha-e-beneficio-a-servidor-com-instalacao-de-parque-turistico-1213

 

Nota da Prefeitura de Canela

https://www.iltonmuller.com.br/blog/p/a-administracao-municipal-nao-compactua-com-qualquer-tipo-de-irregularidade-1214

 

Foto crédito: Carla Wendt/Arquivo OAB-RS

Tags:Operação Caritas

Confira outros posts

Gramado Summit é apresentada para o Governo do Estado
Alegria e sabores da Festa da Colônia invadem o Expogramado
Gramado será sede da quarta etapa do Circuito de Tênis da Serra Gaúcha

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!