Blog Ilton Muller

Começou o 49º Festival de Cinema de Gramado

Evento do cinquentenário em 2022 terá comemoração itinerante

O Museu do Festival de Cinema de Gramado recebeu na sexta-feira (13) a cerimônia de abertura da 49ª edição do evento. Em uma manhã de sol com friozinho tradicional da cidade serrana, Roger Lerina iniciou os programas diários pelo site, Facebook e YouTube do evento que acontecem até o dia 20 de agosto.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou a importância do Festival para a divulgação do destino Gramado. “O Festival de Cinema é o evento público mais antigo de Gramado, o que início exatamente a propagação do nome da cidade e da marca ‘Gramado’ para o Brasil e o mundo. Hoje dá pra dizer que o Festival de Cinema é um dos ícones não só da cultura cinematográfica que aqui se apresenta a partir de hoje, ele é um dos principais eventos que divulgou nossa cidade e continua sendo”, lembrou.

 

Comemoração dos 50 anos será itinerante

Ao abrir a edição de número 49, a secretária de turismo Rosa Helena Volk já antecipou a edição histórica de 2022 quando o evento chega a 50 anos: “Ano que vem vamos comemorar 50 anos do Festival de Cinema de Gramado e essa comemoração itinerante que vamos fazer no estado do Rio Grande do Sul, pelo Brasil e exterior já começa no mês que vem. Então o festival começa hoje com toda importância que ele tem, esse palco de resistência para o cinema e o audiovisual brasileiro e latino americano e temos muita coisa em mente preparadas pra ele”.

 

Levar filmes para a casa dos espectadores

O curador Marcos Santuario também participou do programa. Lembrando do alcance de um festival transmitido pela televisão, o jornalista e crítico de cinema reforçou a potência de levar os filmes em competição para a casa dos espectadores. “É um festivla com muito público, mais público do que normalmente a gente tem no Palácio dos Festivais que é um espaço restrito. Na verdade o público se amplia e o Brasil inteiro pode assistir”, celebrou o curador.

Ele também antecipou que a mostra deste ano traz um recorte de gêneros diversos e filmes de diretores e diretoras de grande talento, mas com nomes que ainda não são tão conhecidos da grande mídia.

Na missão de escolher os filmes em competição, Santuario teve ao seu lado a atriz e cantora argentina Soledad Villamil, que integra a curadoria do evento pelo segundo ano consecutivo.

O programa encerrou com uma homenagem aos atores Paulo José e Tarcísio Meira, que faleceram na última semana deixando um longo legado para o cinema e a cultura brasileiras.

No ato de abertura, o prefeito Gramado, Nestor Tissot, Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado e presidente Gramadotur, e o apresentador Roger Lerina

 

Crédito da foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto

Tags:Festa do cinema

Confira outros posts

 Juliana Graziola faz arte usando latas de alimentos. Gera renda com materiais que iriam para o lixo
Canela convoca quem recebeu primeira dose para completar esquema vacinal
Lisi Berti é o teatro por inteiro

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!