Blog Ilton Muller

Vale dos Falcões passa a promover a prática do arco e flecha em São Francisco de Paula

A atividade é oferecida aos sábados e domingos, antecedendo a apresentação de falcoaria

O que será que é mais rápido? O voo de um falcão peregrino, considerado a ave mais veloz do mundo, ou a flecha de um arqueiro olímpico? Desde o último Carnaval, quando o espaço completou um ano de existência, o biólogo e ex-atleta olímpico da modalidade à frente do Vale dos Falcões, Gustavo Trainini, tem mostrado na prática a resposta que conhece desde os 9 anos de idade, quando percebeu a sua paixão pelas aves de rapina.

"O falcão pode voar mais rápido que uma flecha. Ele é veloz e poderoso, e captura suas presas em pleno ar". Essa é, inclusive, uma das principais características das aves de rapina. E é justamente por isso que falcões e águias são treinados no espaço com sede em São Francisco de Paula, com supervisão de órgãos ambientais, para ajudar o ser humano em tarefas que só eles poderiam realizar.

"Podemos dizer que o falcão é o projeto mais bem feito da natureza para a velocidade", admite Trainini. A flecha, explica, voa em torno de 220 a 250 km/h. Um falcão peregrino, por outro lado, pode atingir até 350 km/h. Justamente por amar essas duas modalidades é que ele decidiu unir as duas paixões em um único local: o complexo de reabilitação, criação e treinamento de aves de rapina, auxiliando turistas na prática do arco e flecha.

 

Um dos esportes mais antigos do mundo

O uso do arco e flecha se perde na história, já que constam registros da utilização desses instrumentos desde as pinturas rupestres. Alguns pesquisadores afirmam que a sua presença se dá ainda no período Paleolítico, quando os caçadores notaram o potencial dos utensílios para a caça. Seu uso também era para a guerra.

Instrumentos de caça e de guerra, o arco e a flecha são tão populares que se uniram em um esporte olímpico. Usado como arma, símbolo do Robin Hood. Virou esporte, um dos mais antigos das Olimpíadas. Estreou na França, em 1900. Foi protagonista na cerimônia de abertura dos jogos de Barcelona, em 1992.

Praticar o arco e flecha é excelente para exercitar a concentração, foco e postura do corpo. Isso tudo, graças ao objetivo principal do esporte, que é atingir o alvo! Pode parecer simples, mas precisa praticar bastante até pegar o jeito. Se interessou? Então visite o Vale dos Falcões aos finais de semana pra saber mais sobre esse esporte milenar.

 

Serviço

Vale dos Falcões - complexo turístico voltado para conservação e educação ambiental dedicado às aves de rapina (coruja, gavião e falcão) em São Francisco de Paula (RS)

Sábado e domingo (durante a semana, atende apenas excursões ou grupos com mais de 15 pessoas. As visitas devem ser agendadas previamente).

Horário das visitas guiadas e apresentações: a partir das 14h

Valor: R$ 80 por pessoa. Crianças de até seis anos são isentas. De sete a 10, pagam meia.

Informações e reservas: (54) 9.9606.9624 ou http://www.valedosfalcoes.com.br/

Endereço: Estrada da Carapina, 1001 - Carapina, São Francisco de Paula (RS).

Há venda de bebidas e lanches no local. O estacionamento é gratuito.

Não é permitida a entrada de pets nas áreas do Vale.

Informações imprensa: Tati Feldens (51) 9 9836-8652

 

Tags:Além da educação ambiental

Confira outros posts

Diagnóstico aponta oportunidades para empreendedores locais em Canela
Trabalho de base: Educavídeo e a nova safra de realizadores
Centro Social Padre Franco faz campanha de arrecadação de alimentos e materiais de limpeza e higiene 

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!