Blog Ilton Muller

Thomas Silveira é o Melhor Chef do 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Evento vai até domingo. O circuito gastronômico reúne 12 restauramtes

Thomas Silveira é o campeão do concurso Melhor Chef do 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Em disputa acirrada, a grande final foi disputada na manhã desta sexta-feira, dia 10, no Senac Gramado, e o vencedor foi anunciado na arena gastronômica da rua Pedro Benetti. Com a receita "Porco, araucária e colônia", Thomas foi o que mais somou pontos na avaliação dos jurados, que consideraram aspectos como grau de dificuldade, criatividade e originalidade da receita. Em segundo lugar, ficou Nicolas Heckel e, em terceiro, Jesley Agostinho.

O grande campeão comemorou a conquista da Concha de Cristal. Desenvolvida e fabricada pela Cristais de Gramado exclusivamente para o Festival de Cultura e Gastronomia, a peça contém ouro em pó de 24 quilates. "Sou um cara novo na gastronomia. Sempre quis crescer nessa profissão que abre as portas para todos, desde que tenha vontade. Quem ama esse universo, só vem colher os frutos. É árduo, é difícil, mas confiei no sabor, na técnica e deu certo. Estou muito feliz", frisa Thomas.

O júri técnico, formado por Matheus Tróglio, professor de Gastronomia do Senac Caxias, Katia Souza, professora de Gastronomia da UCS, e Arika Messa, chef vencedora do concurso em 2020, elogiaram a evolução dos finalistas na prova final. Após a seletiva, os três classificados tiveram que repetir a receita. Além de aspectos técnicos, os concorrentes tiveram que criar pratos com insumos de agroindústrias de Gramado. "Notamos uma grande evolução na prova final. Todos foram muito bem", elogia a chef Arika.

 

Evento encerra no domingo

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado vai até o próximo domingo, dia 12, das 11h30 às 23h, na rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro. Com realização da Gramadotur, o roteiro gastronômico reúne 12 restaurantes que representam toda a diversidade da culinária gramadense.

O circuito gastronômico oferece pratos salgados e doces. Os salgados custam de R$ 30 e os doces R$ 20. O cardápio de bebidas é oferecido pela Abrasel Hortênsias. Chopes, cervejas, vinhos, espumantes e refrigerantes estão entre as opções para compor a harmonização ideal.

 

Crédito das foos: Cleiton Thiele/Divulgação

 

Tags:Concurso gastronômico

Confira outros posts

Abertas inscrições para o 3° Cultura Virtual de Gramado
"O Estado é vocacionado para o turismo e o Festuris promove essa articulação do segmento"
Feira Feito em Gramado terá reunião com expositores nesta quarta-feira (11)

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!