Blog Ilton Muller

Em 1953, uma festa campeira incentiva o tradicionalismo

Evento ocorreu antes do nascimento do CTG Manotaço

A história das provas campeiras em Gramado tem origem em 1953, quando ocorreu a primeira competição do gênero em uma área de terras de propriedade do  médico Carlos Nelz, na localidade de Mato Queimado. O registro deste “evento hípico”  foi feito pelo tradicionalista  Lúcio Peregrino Petersen durante o Raízes de Gramado realizado em 1999. Depois vieram as festas  campeiras e os rodeios. No próximo fim de semana ocorre o 44º Rodeio Crioulo Nacional do CTG Manota

Aquela Festa Campeira é anterior à fundação do CTG Manotaço (15 de março de 1955) e da própria emancipação do município (em 15 de dezembro de 1954).

A foto é reprodução do livro Gramado - Ontem e Hoje, escrito por Carlos Gilberto Drecksler e registra o 2º Encontro Campeiro do CTG Manotaço, em 1997.



 

Tags:GRAMADO - 70 ANOS EM 2024 (15)

Confira outros posts

Saúde promove cinco feiras de adoção de animais durante o mês de fevereiro
Projeto ‘Origens de Gramado’ lança inventário de acervos e fontes
Região passa a contar com rede de monitoramento agroclimático

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!