Blog Ilton Muller

Sicredi Pioneira RS adquire Casa Neumann na Linha Imperial

Imóvel esteve presente nos primeiros anos da cooperativa e é parte do mais representativo sítio histórico do cooperativismo mundial

Aproximando-se de seus 120 anos, a Sicredi Pioneira anuncia mais um marco importante para a manutenção de sua história: a compra da Casa Neumann. Oficializada no último dia 15 de junho, na sede da cooperativa em Nova Petrópolis, a aquisição do imóvel constitui um passo importante para a preservação e o resgate de parte da história da cooperativa e do cooperativismo mundial.

O imóvel está localizado em Linha Imperial, localidade de Nova Petrópolis onde a cooperativa foi fundada, e compõe o mais representativo sítio histórico do cooperativismo no mundo, conforme a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Em seu entorno, estão a primeira e a segunda sede da cooperativa; o prédio histórico da Caixa Rural, local da primeira sede própria e em fase final de restauro, onde estão a Agência Sicredi e o Memorial Padre Amstad; o túmulo com os restos mortais do Padre; a Casa Paroquial habitada por ele; a Igreja São Lourenço, regida por Amstad; e a praça que leva seu nome, além do Salão Nikolaus Kehl, atual Sociedade Concórdia, onde ocorreu a reunião de fundação da Sicredi Pioneira RS, em 28 de dezembro de 1902.

Nas proximidades, encontram-se ainda o Pinheiro Multissecular, ponto turístico da região, a Escola Padre Amstad e o Monumento às Irmandades, que celebra a irmandade entre as nações cooperativistas e homenageia a cidade de Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina, com a qual Nova Petrópolis mantém uma relação de irmandade cooperativa desde 2010.

 

Importância histórica

Construída por volta de 1920, a Casa Neumann foi moradia de Rudolfo Francisco Neumann, secretário da Caixa Rural por 40 anos, e de membros da família até 2016. Ao longo de toda a sua história, o local já foi utilizado como vinícola, posto de saúde, salão de baile, armazém, entre outras funções, sendo palco de 20 Assembleias Gerais Ordinárias da cooperativa.

 

Crédito das fotos: Rafael Olanda

Tags:Preservação da memória

Confira outros posts

Gramado altera feriado de Ascensão do Senhor de quinta para sexta-feira
Gramado vacina moradores com 28 anos ou mais nesta quinta-feira (19)
Educação Ambiental é a base do trabalho da Gramado Viva

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!