Blog Ilton Muller

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla debate a inclusão

E sede do Legislativo tem exposição de obras feitas pelos beneficiários da Apae Gramado

Iniciaram nesta segunda-feira (23) as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Apae Gramado, que segue até sexta-feira (27). Esse ano, o tema da campanha é “É tempo de transformar conhecimento em ação”.

Um dos atos da comemoração ocorreu na noite desta segunda-feira (23), quando a presidente da Apae, Julita Andreis, e a coordenadora técnica da instituição, Juliane Zalamena Chaves, participaram da Tribuna do Povo do Poder Legislativo.

Na Tribuna Câmara, Julita e Juliane destacaram as ações previstas nesta semana especial. “O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente, em igualdade de condições, com as demais pessoas”, citou Julita.

A presidente da Apae frisou que a campanha busca “o protagonismo, independência e inclusão”, que são os propósitos da campanha. Lembrou que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere a garantia dos direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto na prática não tem o resultado esperado. “Queremos reafirmar a importância do conhecimento das leis e dos direitos que já estão garantidos e que sejam efetivamente implantadas em nossa comunidade. Não é momento de festa mas de profunda reflexão para este momento”.

Juliane fez um resumo das atividades da semana, como por exemplo, o vídeo que será lançado nesta quarta-feira (25). “O documentário faz um recorte do trabalho e detalha como se dá o processo de inclusão no município. Normalmente se tem conhecimento da inclusão a nível educacional e a gente traz um pouquinho mais nas esferas do trabalho, do social, do lazer e esportes. Como este processo se dá na vivência dos usuários e como estão sendo aproveitados esses espaços”, frisou.

 

Exposição na sede do Legislativo

Durante todo o mês de agosto, a Câmara de Vereadores sedia a exposição da Coleção Nuances, da Apae de Gramado. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A mostra integra o programa de inserção no mercado de trabalho da Apae. As obras foram executadas dentro de uma proposta de atendimento terapêutico grupal que visa a inclusão social. A ideia é que esta inserção ao mercado de trabalho aconteça por meio da economia informal – deste modo, foi simulada uma "pequena empresa".

Tags:Semana Especial

Confira outros posts

Bazar Solidário segue até domingo (1°), na Recreio
Governo estadual anuncia plano de concessões que inclui as estradas da região
Tapume se transformou em galeria de arte ao ar livre

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!