Blog Ilton Muller

Região das Hortênsias ganha o primeiro cemitério-parque

Família Zimmer, da Funerária Santa Terezinha, construiu o Parque das Azaleias Cemitério Ecumênico

Paz, serenidade e tranquilidade. O que se busca em um momento de luto pode ser encontrado no Parque das Azaleias Cemitério Ecumênico, aberto em março deste ano e que está situado no bairro Moura, em Gramado. O empreendimento projetado há mais de dez anos, teve todas as licenças ambientais aprovados no início do ano, possibilitando o início da comercialização dos espaços e, consequentemente, os sepultamentos. O empreendimento é da família Zimmer, que desde 1976 administra a Funerária Santa Terezinha, uma das mais tradicionais da região.

Para manter-se como um ambiente sereno, de contemplação e introspecção, a área de dois hectares foi bastante preservada. Os dois espaços para sepultamentos – um simples e outro duplo – são cercados de muito verde, em que se destacam árvores como pinheiros e liquidambares, além de canteiros de flores em que se destacam as azaleias e hortênsias. “Foi pensado para que em cada estação do ano, o cemitério mantivesse um cenário próprio”, explica Andrea Zimmer Braga. Mas em todas as épocas, o silêncio, o poder da natureza e a beleza dos flores predominam.

 

Jazigos subterrâneos e muito verde

Com aproximadamente 700 jazigos, é o único cemitério jardim ou parque da região, projetado com jazigos subterrâneos/galerias, que são cobertos por um amplo gramado. O túmulo é identificado por lápides com foto e dados da pessoa sepultada. Andrea frisa que toda a estrutura foi pensada para oferecer conforto para os familiares e amigos, tanto por ocasião do sepultamento como posteriormente. “As pessoas poderão vir na hora que quiserem, caminhar pelo gramado, contemplar a natureza e fazer a sua homenagem”, comenta. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

“Por ter esta característica de parque, ser um jardim, ele tem tudo a ver com a nossa cidade”, afirma Andrea. Inclusive já está projetada para o local a construção de uma capela mortuária. Andrea frisa que o Parque das Azaléias Cemitério Ecumênico cumpre todos os protocolos ambientais e de segurança exigidos pela legislação que regulamenta este tipo de serviço.

 

Parque das Azaleias Cemitério Ecumênico

Rua Hugo Schaumlöffel, 150 Bairro Moura

Fone/Watts (54)99903-0150

www.parquedasazaleiascemiterio.com.br (no ar em breve)

contato@parquedasazaleiascemiterio.com.br

 

Crédito das fotos: Andrea Zimmer Braga

Crédito foto jazigos: Ilton Müller

 

Tags:Aberto em Gramado

Confira outros posts

Rita Gil participa de mostra coletiva no México
Patrulha Maria da Penha completa um ano no 1º BPAT
Proposta de criação da Farmácia Solidária em Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!