Blog Ilton Muller

Presença do vírus reforça importância da vacina contra a febre amarela

Mosquito transmissor  foi encontrado em áreas silvestres da região

A confirmação da circulação do vírus causador da febre amarela coloca em alerta o Estado do Rio Grande do Sul. A doença é transmitida por mosquitos Haemagogus, que habitam áreas silvestres, e foi identificada em amostras de macacos bugios, encontrados mortos em municípios da Serra (como Bom Jesus) e do Vale do Paranhana. Em função desta situação, a Secretaria da Saúde do Estado (SES) está recomendando a vacinação contra a febre amarela na população gaúcha desde os 9 meses até 59 anos. As secretarias municipais de Gramado e Canela estão reforçando este alerta.
Em fevereiro de 2021, o Estado divulgou, em nota informativa publicada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o óbito de bugios na área de floresta da região Serrana, divisa com Santa Catarina e outros casos de primatas contaminados nas regiões Serra e Norte. Os bugios (e os macacos-prego, no caso do RS) são considerados sentinelas da febre amarela e não representam riscos à população. Esses animais servem como indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre e adoecem depois que são picados pelo mosquito transmissor. Humanos não vacinados são contaminados somente ao serem picados por mosquitos infectados.
Em áreas silvestres, o transmissor é o mosquito Haemagogus e, em áreas urbanas o vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. A febre amarela urbana não é registrada no Brasil desde 1942.

Locais de vacinação em Gramado
Em Gramado, vacina está disponível na Unidade Básica de Saúde do bairro Floresta, nas segundas-feiras pela manhã; na Unidade Básica de Saúde CAIC, no bairro Moura, nas segundas-feiras a tarde; no Centro Municipal de Saúde (Postão), nas terças-feiras, nos períodos manhã e tarde; na Estratégia Saúde da Família Nailor Balzaretti, no bairro Pórtico II, nas quartas-feiras no turno da manhã; e na Estratégia Saúde da Família da Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande nas quintas-feiras nos turnos manhã e tarde.

Locais de vacinação em Canela
A Secretaria de Saúde de Canela informa que a vacina está sendo disponibilizada nas quartas-feiras, no Centro Materno Infantil; nas terças-feiras nas Unidades de Saúde do Santa Marta e São Luiz; e nas quintas-feiras, nas Unidades de Saúde dos bairros Canelinha e Leodoro de Azevedo das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Tags:Alerta na região

Confira outros posts

Audiência pública vai debater projeto de lei de compra de área de terra, nesta quarta
Canelense é o ganhador da promoção Fusquinha da Alegria
O violino abre as portas do mundo para Jardel

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!