Blog Ilton Muller

Prefeituras de Gramado e Canela autorizadas a comprar vacinas

Mas compra somente poderá ser efetuada se Governo Federal não cumprir Plano de Vacinação

As Câmaras de Vereadores de Gramado e Canela aprovaram projetos de lei autorizando os poderes Executivos municipais a comprarem vacinas para o enfrentamento da pandemia do Covid-19. O Legislativo de Gramado aprovou na sexta-feira e o de Canela na noite de segunda-feira (15). As Prefeituras poderão aderir a consórcios e comprar a vacina somente se os governos Federal e Estadual não cumprirem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Ao sancionar a lei nesta quarta-feira, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, alertou a população que hoje ainda não se tem informações precisas em relação aos valores das vacinas, fazendo com que não seja possível calcular o real impacto financeiro que tal ação trará ao município. “O primeiro passo foi dado, considerando que este assunto é pauta em todos os municípios nesse momento, e juntos será possível se encontrar soluções que beneficiem a população a curto e a longo prazo. Primeiro a saúde e a vida do nosso povo”, comentou. 

Canela assinou termo de adesão a consórcios
Na mesma ocasião, Constantino assinou termo de manifestação de interesse para a adesão a consórcios públicos que estão sendo formados por municípios para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Um dos consórcios está sendo organizado com o apoio da Famurs, que integra a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) e o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL).
A responsabilidade pelo Plano Nacional de Imunização contra a Covid é do Governo Federal. A manifestação de interesse do município em aderir aos consórcios apresenta-se como um plano alternativo, caso o Ministério da Saúde não consiga disponibilizar as doses de vacinas necessárias para imunizar a população. Constantino salienta que mesmo que os consórcios venham a adquirir as vacinas, os municípios terão que continuar seguindo o Plano Nacional de Imunização estabelecido pelo governo federal.

Tags:Covid-19

Confira outros posts

Achoco prevê uma Páscoa mais doce este ano
Lugano amplia mix de produtos e lança cerveja própria
Loja da Black Bull abre a exposição “Expressões do Amor”

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!