Blog Ilton Muller

Paróquia São Pedro celebra Corpus Christi com confecção de tapetes

Atividade será em frente à Matriz, no Centro de Gramado, nesta quinta-feira

A tradicional confecção de tapetes decorados será realizada em Gramado nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, em Gramado. Três grupos de paroquianos estarão envolvidos na produção dos tapetes utilizando serragem tingida e flores em frente a Matriz. Segundo o padre Lucas Peres, serão reproduzidos símbolos relacionados à Eucaristia, à Virgem Maria e à oração. Estão previstas solenidades de Corpus Christi às 7h na matriz; às 9h nas capelas dos bairros Floresta, Avenida Central e Piratini; às 15h na Matriz (missa e procissão) e às 18h30 na Matriz (missa e Adoração).
O padre Lucas Peres explica que em Corpus Christi  “celebramos nosso amor, nossa fé e devoção para com a Eucaristia, que é o mistério da presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo. Presença esta que se dá nas chamadas espécies eucarísticas, isto é, o pão e o vinho que, sendo consagrados na Santa Missa, deixam de ser pão e vinho e se tornam o Corpo e Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus”.
Segundo ele, “neste dia a Igreja nos convida a fazer um ato público e externo de devoção eucarística, através da procissão com o Santíssimo Sacramento (Eucaristia) pelas ruas da cidade; são feitas bênçãos com  o Santíssimo Sacramento e se tem momentos de louvor e de adoração”.
Ele ressalta que “isso começou na Idade Média, a partir de um milagre eucarístico, que é quando o pão e/ou o vinho consagrados (ou seja, já não pão e vinho, mas corpo e sangue de Jesus) assumem aspecto externo de corpo e sangue e podem ser, então, reconhecidos no que são, na sua realidade, inclusive através da forma exterior, que de ordinário, na consagração, não sofre alteração (isto quer dizer, na consagração se dá uma transubstanciação, muda a substância, a essência do pão e do vinho, mas os acidentes, as aparecias permanecem as mesmas”.

Tags:Celebração

Confira outros posts

Falcatrua emergencial
Mais três dias de comemorações farroupilhas em Gramado
Brigada Militar encerra festa clandestina em Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!