Blog Ilton Muller

Na hora de declarar o Imposto de Renda, pense nas crianças e adolescentes da nossa cidade

Você sabia que no ano passado mais de R$ 500 mil deixaram de ser revertidos às instituições de Gramado que atendem crianças e adolescentes? Este valor é o montante que poderia ter sido destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FUNDICA pelos contribuintes no momento da Declaração do Imposto de Renda. Nos anos de 2019, 2020 e 2021 somente cerca de 10% chegou às instituições por falta dessa simples opção no IR por parte dos declarantes.

Para mudar esta realidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica e as entidades a ele vinculados, estão iniciando uma campanha de sensibilização para que os contribuintes repassem 3% do Imposto de Renda devido ao Fundica. “É um dinheiro que fica aqui e é aplicado em projetos sociais que envolvem crianças e adolescentes”, afirma Anderson Menezes, vice-presidente do Comdica.

 

Ajudar diretamente as entidades

A presidente da Apae Gramado, Julita Andreis, acrescenta que ao destinar o recurso ao Fundica, o contribuinte ajudará diretamente as entidades locais. “E a aplicação deste recurso pode ser facilmente visualizado nos projetos e ações que as instituições realizam no município”, frisou Julita.

O Comdica é integrado pelo Pama – Pastoral do Menor Adolescente, Apae, Sonho Olímpico, Instituto Santíssima Trindade, Associação Hajime e CIEE.

 

Como fazer?

- No momento de fazer a declaração do IR, destine 3% do valor devido ao FUNDICA.

- Para contribuir, opte pela declaração no modo completo (no simples não existe essa possibilidade de destinação);

- O próprio formulário de declaração já indica, antes da finalização do processo, a opção de destinação do Imposto de Renda devido. Indique o FUNDICA de Gramado;

- O montante destinado é dividido entre as entidades inscritas no FUNDICA, mediante a apresentação de projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes;

- O prazo para declaração do IR inicia nesta segunda-feira (7 de março) até o dia 29 de abril;

 

 

Tags:Pense nas crianças e adolescentes

Confira outros posts

Sicredi Pioneira Gramado está em novo endereço
Secretarias de Saúde retomam a vacinação nesta segunda-feira
Alimentos arrecadados durante Festival de Cinema são entregues para Cidadania e Gabinete da Primeira-Dama

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!