Blog Ilton Muller

Webserie apresenta o ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro

Quatro episódios produzidos por Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza já estão no ar

Já estão no ar quatro episódios da webserie documental “Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro” que faz uma imersão nas origens da guasqueria, um patrimônio imaterial gaúcho. O projeto é desenvolvido pelos pelotenses/gramadenses Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza. Ao todo serão dez vídeos que mostram o resultado de suas pesquisas de usos e costumes da cultura gaúcha para o mundo virtual. O trabalho desenvolvido há duas décadas pelo casal foi contemplado no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

Estão sendo abordadas a formação das "vacarias" e a caça ao gado chimarrão no século XVIII, quando o couro se tornou o principal produto de exportação e contrabando na região pampeana. Rodrigo e Fernanda dividem com o público preciosas passagens da formação da cultura gaúcha. São dez episódios no total, todos com legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, no Largo da Borges, em Gramado - local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas à formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.

O primeiro episódio do projeto foi lançado no dia 22 de junho e teve como tema  "O couro na cultura pampeana". No segundo apresentado na terça, dia 29, o casal contextualizou a origem da Vacaria do Mar, que abrangia a parte sul do Rio Grande do Sul e grande parte do Uruguai. "Depois de quase 100 anos da introdução do gado bovino no território onde hoje está o Rio Grande do Sul e o Uruguai, no início do século XVII, estes animais se multiplicaram dando origem às vacarias, grandes extensões de campo povoadas por milhares de cabeças", narra Fernanda. Segundo remonta a história, naqueles tempos o couro era produto de exportação e contrabando, e o gado caçado de forma predatória por grupos autorizados pelas coroas ou que agiam por conta própria: os chamados changueadores. Essa e outras tantas informações relevantes estão no material, que têm como espinha dorsal a essência da guasqueria – o ofício de transformar o couro em objetos, ferramentas funcionais e também arte.

 

Uma das primeiras manifestações artísicas do Sul

"Nosso objetivo é levar o ofício da guasqueria a novos públicos, contando um pouco desta longa história e demonstrando as técnicas através da internet", destaca Fernanda. Os episódios traçam a trajetória da presença do couro na cultura pampeana, passando pelo surgimento do ofício de guasqueiro, as ferramentas utilizadas, peças específicas e todos os detalhes da arte em couro cru no apero crioulo. "Estamos falando de uma das primeiras e mais tradicionais manifestações artísticas do sul do Brasil, atividade que fez parte da formação da identidade do povo que hoje é chamado gentilicamente de gaúcho", complementa Rodrigo.

As gravações ocorreram em Gramado e os vídeos têm legenda descritiva para pessoas com deficiência auditiva. O casal de pesquisadores é proprietário da Matería Capitão Rodrigo, em Gramado - local onde a cultura gaúcha tem destaque especial em uma exposição permanente de objetos com história ligadas a formação do povo gaúcho. Acompanhe os bastidores do projeto no Instagram @materiacapitaorodrigo.

 

Os episódios

Episódio 1: "O couro na cultura pampeana".

Episódio 2: "O Ciclo do Couro - O Surgimento das Vacarias e a Caça ao gado chimarrão".

Episódio 3: "O Ciclo do Couro II - A bota de garrão e o chapéu pança".

Episódio 4: "O Ciclo do Couro III - O couro no período de formação do gaúcho".

Episódio 5: "O Ciclo do Couro IV – A pelota de Couro".

Episódio 6: "O Laço".

Episódio 7: "A Boleadeira".

Episódio 8: "Materiais e ferramentas da Guasqueria".

Episódio 9: "Técnicas de Guasquerias".

Episódio 10: "A Arte do Guasqueiro no Apero Crioulo".

 

 

Como assistir

Projeto: Ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro

Inscreva-se e acompanhe os episódios no canal do projeto no You Tube:

https://www.youtube.com/channel/UCSB9kkAi9ZY_P2vApL0qCuw

Tags:Memória gaúcha

Confira outros posts

Condomínios residenciais podem impedir uso de imóveis para locação pelo Airbnb
Encontro virtual de prefeitos da Serra debateu protocolos mais brandos
McDia Feliz é neste sábado, na loja de Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!