Blog Ilton Muller

Médicas falam sobre Semana do Amamenta Gramado na Tribuna do Povo

Ações pretendem estimular a reflexão sobre a importância do Aleitamento Materno para a vida das crianças

O espaço da Tribuna do Povo da Câmara de Gramado na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 2, foi ocupado pela nutricionista Patrícia Reimann e pela médica Márcia Duarte de Figueiredo.

As profissionais se pronunciaram sobre a edição de 2021 da Semana do Amamenta Gramado. "A amamentação é a mais sábia e saudável forma de alimentação para a criança", atesta Patrícia. "Aleitamento materno é como se fosse uma vacina. Ele possui substâncias importantes e impacta muito em toda a vida da criança", completa Márcia.

A participação das duas profissionais na Câmara integrou a programação da Campanha Mundial de Amamentação, que é marcada pelo ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno e que tem a adesão da Secretaria Municipal da Saúde;

 

Proteger a Amamentação”

O tema da 9º edição da Campanha é “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A programação criada pela Secretaria da Saúde foi especialmente pensada para mães e filhos, e tem como o objetivo estimular a reflexão sobre a importância do Aleitamento Materno para a vida das crianças, da família e da sociedade em geral. A amamentação exige um esforço, muito embora seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio que recebe do companheiro, familiares, no local de trabalho e da comunidade.

Desde 1992, a Semana Mundial Amamentação Materna é comemorada na primeira semana de agosto a fim de estimular a amamentação e melhorar a saúde das crianças em todo o mundo. A data celebra a Declaração de Innocenti, cujo objetivo é destacar o aleitamento materno como a melhor fonte de nutrição infantil. E em abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.435/2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno.


Programação da Semana Mundial Amamentação Materna

Terça-feira – Prevenção de Acidentes na Infância com o pediatra Joel Pedroso.

Vídeo publicado nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Gramado;

Quarta-feira – Primeiro Atendimento do Recém Nascido (Programa Municipal Bebê + Saúde). Vídeo publicado nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal.

Quinta-feira – Passeio no Le Jardin, com sessão de fotos as mães e seus bebês.

Horário: saída na UBS Floresta às 14 horas.

Caso chova, o evento será cancelado.

Sexta-feira – Atualização sobre Amamentação com a pediatra Elsa Giugliani e psicólogo Milton José Cazassa.

Público-Alvo: Profissionais da Saúde

Horário: 16 horas às 17 horas.

Evento será de forma virtual e síncrona. Link: https://meet.google.com/pcr-sgdk-hwp.

Sábado – Mamaço: Encontro de mães que amamentam com o objetivo de incentivar e dar visibilidade quanto à importância da amamentação.

Local: Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen (Rua Leopoldo Rosenfeld, 815).

Horário: 14 horas

 

Fotos: Paulo Vargas/Divulgação Câmara de Gramado

 

Tags:Saúde

Confira outros posts

Projeto de Lei sobre Parque das Orquídeas foi tema de audiência pública na Câmara
Não é o “Meu INSS”
Sociedade Recreio completa 106 anos

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!