Blog Ilton Muller

João Beckenkamp é o Melhor Chef do 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Evento segue com programação gastronômica e cultural atpe o dia 20 de setembro

O campeão do concurso Melhor Chef do 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é João Francisco Chaves Beckenkamp, do San Tao Serra & Mar. Com o prato "Peixe branco defumado com carvão e galhos de oliveira, temperado com sal, pimenta e vinho branco", o chef levou para casa o troféu Concha de Cristal, que é confeccionado pela Cristais de Gramado para o vencedor da competição. "É gratificante receber o prêmio de Melhor Chef. O concurso deu a oportunidade de apresentar meu trabalho. Só tenho a agradecer a minha equipe e a todos que me ajudaram para alcançar essa conquista", afirma Beckenkamp, que atua como chef há quatro anos.

Bárbara Simas, do Restaurante Toro, ficou em segundo com o prato "Choco Olive". Em terceiro, ficou Marcelo Teixeira, do Toro, com a receita "Cordeiro & Olivas do Pampa". Os vencedores do concurso foram divulgados nta sexta-feira (9), no Palco Gastronomia da rua Pedro Benetti.

 

Os concorrentes

Além dos três finalistas, participaram da prova final, que ocorreu em agosto, no Senac Gramado, os chefs Denise Cruz, do Grambier, Endrigo Sedrez, do La Vinicola, Alexander Thomas, do Divino, Antonio Vanzin, do Wood, e Fabiano Padilha, do Di Pietro. Cada participante preparou sua receita harmonizando o prato com um dos rótulos de azeite do Parque Olivas de Gramado, que é o homenageado do evento.

 

Até 20 de setembro

Com 16 restaurantes participantes, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado vai até 20 de setembro. Em sua 14ª edição, participam o Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo, Cacique Restobar, Candido's Pizza Gourmet, Wazla Burger, Nar? Culinária Japonesa, San Tao, La Vinicola, Casa Di Pietro, Malbec Restaurante, Cantibello, Contemporâneo, Olivas de Gramado, Restaurante Armazém da Lolô, Taverny Café e Crêperie e The Waffle King.. Os estabelecimentos credenciados prepararam receitas especialmente para o circuito gastronômico utilizando olivas e derivados do fruto.

O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul - Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Stella Artois. Co-patrocínio: Oxford e Strauss. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi – Pioneira 120 anos, Escola Chef Gourmet, Senac Gramado, UCS, Adylnet Acesso a Internet, Lagos de Gramado Chocolates Artesanais, Stemac Grupo Geradores e Cristais de Gramado. Apoio institucional: Ibraoliva, Unido Olivicultores Brasileiros. Colaboradores: Materia Capitão Rodrigo e Hard Rock Café Gramado. Agente cultural: Marca Produções Artísticas. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Correalização: Abrasel Hortênsias. Financiamento: Pró Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. Mais informações em www.festivalgastronomiagramado.com.br.

 

SERVIÇO

14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

De 8 a 20 de setembro de 2022

Rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro

Funcionamento: das 11h30 às 22h

 

Confira a programação de hoje e amanhã

SEGUNDA-FEIRA (12)

11h30 - Distribuição de água quente e erva mate + Escola do Mate com ensino do preparo da bebida e degustação de mate e chimarrão.

Das 11h30 às 19h na Praça Major Nicoletti

16h - Oficina Petit Four Salgado: A base de Azeite

Escola Senac Gramado

18h30 - Oficina de Azeites Gaúchos

Espaço Ibraoliva

19h - Oficina Caprese – Combinações regadas à muito azeite

Escola Senac Gramado

19h30 - Show com Matheus Leal

Palco Gastronomia

 

TERÇA-FEIRA (13)

11h30 - Distribuição de água quente e erva mate + Escola do Mate com ensino do preparo da bebida e degustação de mate e chimarrão.

Das 11h30 às 19h na Praça Major Nicoletti

14h30 - Mostra Programa de Artes Pedro Henrique Benetti

Teatro no Palco Gastronomia

18h30 - Oficina de Azeites Gaúchos

Espaço Ibraoliva

19h - Oficina Um Clássico Italiano: Focaccia de Azeitonas com Cebola

Escola Senac Gramado

19h30 - Show com Michele Wender DJ

Palco Gastronomia

 

Crédito das fotos: Cleiton Thiele/Divulgação

Tags:Premiação

Confira outros posts

Sexta Live Show será animada pelo conjunto ACR3
Natal Luz de 2024 já tem data para começar: 24 de outubro
Música sertaneja aquece Temporada de Inverno de Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!