Blog Ilton Muller

Jovem clarinetista fez vaquinha para participar do Gramado in Concert

Estudante veio de Salvador para aperfeiçoar-se musicalmente

Em busca de qualificação musical, o jovem clarinetista Thiago Queiroz, 15 anos, de Salvador, Bahia, contou com a ajuda de amigos para participar do IX Gramado in Concert, que ocorre até sábado (11). O adolescente fez sua inscrição pela internet e foi um dos 350 alunos aprovados na seleção. "Quis fazer a inscrição pela experiência, mas pensei que não iria passar. Se passasse, sabia que não teria dinheiro para a viagem. Somos uma família de baixa renda", conta Thiago.

O jovem revela que o incentivo inicial para participar do evento partiu do amigo Rafael Xavier. "Ele me ajudou muito. Conhecia o festival e disse que seria importante", diz. Com a ajuda do amigo, ele gravou o vídeo, confirmou a inscrição e ficou entre os selecionados. Após a surpresa por estar na lista de aprovados, Thiago enfrentou um dilema: como arcar com as despesas da viagem? Na busca pelo sonho, recebeu a ajuda de amigos, colegas, vizinhos, familiares e outros apoiadores. Uma vaquinha virtual foi promovida e o menino arrecadou R$ 1.800,00. "Meus amigos ajudaram a divulgar a vaquinha. O dinheiro arrecadado está ajudando a me manter aqui. Estou procurando economizar. O restante das despesas minha mãe parcelou no cartão dela", revela.

 

Não aadiar a conquista

Como tem menos de 18 anos, Thiago viajou acompanhado pela mãe, Analice Maria Silva. "Minha mãe disse que não era para adiar a conquista. Ela que foi a minha principal apoiadora. Sempre pensa no meu bem e é a pessoa pela qual eu quero batalhar e vencer na vida", reconhece o filho.

O clarinetista revela, ainda, que a viagem para Gramado foi a primeira fora do Nordeste. "Foi a minha segunda viagem de avião. Eu amei esse lugar. O povo é hospitaleiro e prestativo, não olha diferente pela cor da pele", frisa.

O adolescente participa da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), dentro do projeto Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). O gosto pela música surgiu aos oito anos, após a iniciação musical no projeto. Com 10 anos, começou a fazer aulas de clarinete.

 

Oportunidade para melhorar a técnica

Para Thiago, o Gramado in Concert possibilita melhorar a técnica, a audição musical e até a comunicação interpessoal. No festival, o adolescente ensaia com a Banda Sinfônica das 8h às 11h. Depois, a partir das 13h30, recebe aulas específicas de clarinete. "Busquei algo que ninguém vai poder tirar: o conhecimento. É uma experiência única para evoluir na música Sempre fui tímido e a música me ajuda muito. Estou alegre pela conquista", relata.

Além da mãe, o jovem músico agradece ao irmão, Luiz Silva Júnior, e o pai, José Queiroz Nascimento. Também faz questão de reconhecer a ajuda dos amigos, familiares, colegas de aula, Colégio Estadual Rotary, de Lagoa do Abaetê, e ao patrocínio especial da Santa Casa. "O time de futebol do meu pai ajudou bastante. Sou muito grato ao meu pai e aos amigos dele. Meu irmão também sempre foi um homem que ajudou. Eu o considero um exemplo e uma inspiração", diz.

 

Fotos: Rafael Cavalli/Divulgação

Tags:Em busca do sonho

Confira outros posts

Apae Gramado promove Semana de Conscientização do Autismo
O Bustour está chegando em Porto Alegre
Gramado inicia na sexta-feira vacinação em todas as crianças com 11 anos

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!