Blog Ilton Muller

Instalação do município ocorreu há 69 anos

Posse do prefeito, vice e vereadores provisórios ocorreu no dia 28 de fevereiro no Cine Splend

Oito dias depois de eleitos, prefeito, vice-prefeito e nove vereadores foram empossados em cerimônia realizada no Cine Splendid. O ato simbolizou a instalação oficial do Município de Gramado, cuja emancipação havia sido confirmada em 15 de dezembro de 1954 através de lei estadual.

O pleito ocorreu em 20 de fevereiro de 1955, consagrando a vitória de Walter Bertolucci (prefeito) e Leopoldo Rosenfeldt (vice). Os nove vereadores foram empossados para um mandato provisório de 10 meses, de 28 de fevereiro de 1955 a 31 de dezembro

de 1955.

Os vereadores eleitos foram:

Arno Michaelsen

Augusto Ferrari

Carlos Altreiter Filho

Ivo José Bertoluci

Júlio Floriano Petersen

Remi Henrique Zatti

Theodoro Guilherme Michaelsen

Suplente que assumiu:

Francisco Benetti


 

DATAS IMPORTANTES

23 de novembro de 1953: Plebiscito

24 de novembro de 1953: Resultado do plebiscito emancipatório: 873 votantes. sendo 854 votos favoráveis.

29 de dezembro de 1953: Projeto de lei 462/53, processo 1570, dispõe sobre a criação dos municípios de Gramado e Nova Petrópolis.

15 de dezembro de 1954: Lei estadual 2.522 cria o novo município de Gramado, emancipado de Taquara e com uma parte do distrito de Nova Petrópolis, que era distrito de  São Sebastião do Caí.

20 de fevereiro de 1955: Primeiras eleições municipais em Gramado

28 de fevereiro de 1955: Atos de posse da 1ª legislatura e 1º prefeito, no Cine Splendid.

(Fonte: Arquivo Histórico Particular Hugo Daros - Historiadora Marilia Daros (in memorian)

 

Foto da posse da primeira legislatura, que aconteceu no Cine Splendid. Na imagem, Arno Michaelsen, o vereador mais votado, fazendo o juramento (acervo Museu Hugo Daros).

 

Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.

A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (31)

Confira outros posts

Gramado tem inovador empreendimento imobiliário de R$ 45 milhões
Três Coroas promove a maior descida de rafting do Brasil com pessoas deficientes
Fim de semana tem Orquestra de Violões e Orquestra Sinfônica no 36° Natal Luz

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!