Blog Ilton Muller

Imposto de Renda pode beneficiar entidades sociais

Menos de 10% do valor possível tem sido repassado pelo contribuinte. Live nesta quinta explica o passo a passo para doar

No ano passado, nas sete cidades de abrangência da Agência da Receita Federal em Canela, foram feitas 27.723 declarações do Imposto de Renda. Mas nem todos os contribuintes  tem usado o direito de repassar 6% do valor do IR devido às instituições sociais. "Atualmente, o valor doado não chega a 10% do potencial. Ou seja, são milhares de reais que deixam de ser repassados diretamente às entidades dos municípios a cada ano”, comenta Luciano Moura, agente da unidade da Receita Federal situada em Canela.
A área de Cidadania Fiscal da Receita Federal irá promover nesta quinta-feira (25), às 14h30, a live Campanha Destinação do Imposto de Renda. O evento poderá ser acessado pelo QR Code ou pelo link de acesso à plataforma Microsoft Teams - Ingressar em evento ao vivo.
O objetivo do evento é apresentar ao público a campanha Destinação do Imposto de Renda, através da qual o contribuinte pode direcionar uma parte do seu imposto de renda diretamente a fundos municipais.

Volume de declarações
Cambará do Sul - 833
Canela - 8.753
Gramado - 9.058
Jaquirana - 345
Nova Petrópolis - 5.145
Picada Café - 1.099
São Francisco de Paula - 2.490
TOTAL 27.723


ENTREVISTA 
Luciano Bertol de Moura - Agente da Receita Federal do Brasil em Canela
Quem pode fazer esta destinação?
Luciano – Para toda pessoa que faz a declaração no modelo completo, o próprio programa do Imposto de Renda calcula o valor que pode ser doado. Inclusive quem tem imposto a restituir pode fazer doação através do programa.

Quem pode ser beneficiado?
Luciano - Em especial os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e os Fundos do Idoso. Essas instituições aplicam os valores arrecadados diretamente em projetos e ações sociais locais.

Quais os percentuais permitidos para doação?
Luciano - De forma geral, até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso. Não há risco de errar, visto que o próprio programa calcula o limite para doação direta.

Como posso saber as entidades que podem ser contempladas em cada município?
Luciano – Em contato com os responsáveis pela assistência social de cada município. Destaca-se que todos os municípios cadastrados para receber a destinação do Imposto de Renda podem ser consultados diretamente no programa.
Eventualmente, se o município do contribuinte não constar no programa da declaração, ele pode escolher outro de sua preferência.

O evento poderá ser acessado pelo site bit.ly/2PlfQsm

Tags:Pense antes de declarar

Confira outros posts

Prefeitura de Canela e Sebrae realizam pesquisa sobre a participação de empresa locais em licitações públicas
Cristais de Gramado encanta visitantes com experiências personalizadas
Paulo Oliveira fez do “limão uma limonada”

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!