Blog Ilton Muller

Gramado começa a vacinar profissionais da educação na quarta-feira (2)

Secretário Jeferson Moschem anuncia que 900 profissionais devem ser contemplados nesta nova fase

Os profissionais de educação de todos os níveis - educação infantil ao ensino superior – começarão a ser vacinados a partir da próxima quarta-feira (2), em Gramado. O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Saúde, Jeferson Moschen, durante a solenidade de inauguração do novo Centro de Saúde da Várzea Grande, sábado.
Neste grupo estão incluídos os professores, monitores, merendeiras, motoristas, secretários de escola, entre outros. O início da imunização ocorrerá em drive-thru no ExpoGramado, das 10h às 16h. Segundo Jeferson, como o grupo com comorbidades tem sido imunizado e tem sobrado doses, isso permite à Secretaria da Saúde ampliar a vacinação para o grupo dos profissionais de educação. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, em torno de 900 pessoas estão incluídas no grupo de profissionais, tanto de instituições públicas como privadas.
Jeferson lembra que para receber a vacina contra o coronavírus é necessário observar as seguintes orientações: não ter tido síndromes gripais nos últimos 15 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias e não ter recebido a vacina contra a influenza (H1N1) nos últimos 15 dias.
Depois dos profissionais da educação a secretaria pretende ampliar a imunização para as faixas etárias abaixo de 60 anos.


Pessoas com deficiência podem se vacinar hoje 
Nesta segunda-feira (31) ocorre um novo drive-thru para vacinação contra a Covid-19. Desta vez, serão vacinados pessoas com deficiência permanente, maiores de 18 anos. A aplicação vai ocorrer por ordem de chegada das 14h às 16h. Para receber a dose, é obrigatório apresentar documento pessoal com foto, CPF e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gramado ou comprovante de residência.
Segundo a secretaria, estão inclusas dentro do grupo, pessoas com deficiência, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Poderão tomar a vacina pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Tags:Covid-19

Confira outros posts

Veículos de aplicativos que utilizarem letreiros serão multados em Gramado
Em São Francisco de Paula, Vale dos Falcões celebra um ano comemorando bons resultados
Criador da propaganda do Garoto Bombril participa de imersão presencial e exclusiva

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!