Blog Ilton Muller

Feira do Livro de Gramado acontecerá em outubro

Patronesse será a pesquisadora Iraci Casagrande Koppe

Para ter mais mais tempo para que se estabeleça uma condição de maior vacinação em todo o território nacional e, consequentemente, gere mais segurança à comunidade local e visitantes, a Secretaria da Cultura de Gramado anuncia que a 24ª Feira do Livro, que aconteceria em junho, ocorrerá de 1° a 12 de outubro de 2021. O evento terá como patronesse a historiadora e primeira Rainha da Festa das Hortênsias da cidade, Iraci Casagrande Koppe. 
A secretaria trabalha com dois possíveis cenários. O primeiro deles é que possa ser realizado de maneira física, com controle de acessos e protocolos de segurança, contando com comercialização, programação cultural no local e programação pedagógica online; e o segundo formato seria híbrido, com atividades acontecendo nas escolas de maneira digital, toda a programação cultural 100% online, com acesso democratizado, e a comercialização de livros ocorrendo de maneira física.
A Secretaria da Cultura conta com a Rua Coberta como cenário ideal para o evento, mas também considera sua realização na Praça das Etnias, ou no Lago Joaquina Rita Bier.

Jornada Gramadense de Literatura
Junto com a Feira deve ocorrer a primeira edição da Jornada Gramadense de Literatura, evento idealizado pela Academia Gramadense de Letras e Artes, e que pretende marcar o início de uma transformação no cenário da literatura na cidade.
“A literatura é minha grande paixão e uma das bandeiras que mais defendo como elemento transformador para qualquer realidade. O acesso à leitura e aos livros precisa ocorrer e precisa ser difundido e facilitado por gestores preocupados com o desenvolvimento de sua comunidade. Por isso, estamos envolvidos constantemente em achar soluções para a realização segura e impactante da Feira do Livro de Gramado. Sei, ainda, que com a chegada da primeira ação da Jornada Literária, em 2022 poderemos ter o evento literário que me propus a realizar desde o primeiro dia de gestão: uma festa ou festival literário que tenha a cara e o tamanho de Gramado”, destaca o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato.
A Jornada Gramadense de Literatura deverá contar com a participação das Secretarias de Educação e Cultura, Gramadotur, Biblioteca Cyro Martins e a AGLA.
“Estamos trabalhando diariamente para buscar condições adequadas e respeitar nossa tão querida Feira do Livro. Mesmo em um ano com tantas dificuldades, temos convicção que a literatura terá seu espaço e que vamos conseguir realizar um evento bonito e seguro”, afirma a coordenadora do evento, Margarete Anschau, da Secretaria da Cultura de Gramado.

Doação de Livros para alunos das escolas municipais
Atualmente o pagamento dos livreiros para participarem da Feira do Livro é feito com a doação de livros para a Secretaria da Cultura. Esses livros posteriormente são repassados à Secretaria da Educação, para que as escolas municipais os utilizem em atividades pedagógicas dentro da programação da Feira do Livro.
A secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, recebeu os 783 livos (foto) arrecadados pela feira das mãos do secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato, e da coordenadora da Feira do Livro, Margarete Anschau, na última semana.

Tags:Transferida

Confira outros posts

Gramado Lovers chega com pedidos de casamentos inesquecíveis na Serra Gaúcha
Ateliê Miroh Lago Negro inova na produção de chocolates
Privado ou público, Hospital São Miguel deve priorizar o atendimento pelo SUS

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!