Blog Ilton Muller

Fé e devoção no próximo fim de semana, em Canela

Católicos iniciam no sábado as celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Caravaggio

Os festejos da 62ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, iniciaram em abril, mas as grandes romarias ocorrem nos próximos dias.

Jovens vindos de várias cidades da Diocese e os canelenses terão um dia com programação toda voltada a eles, neste sábado (21), com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. O cortejo sairá da Catedral de Pedras às 8h, rumo ao Santuário de Caravaggio. Orações, cânticos e muita animação estão previstas com Missa Campal na chegada e uma programação especial durante o dia. Neste dia, não há venda de bebida alcoólica no evento, buscando conscientizar o público, jovens e crianças, dos malefícios da ingestão de álcool.

Com a bênção dos veículos, motocicletas e bicicletas, no dia 22, ocorre a Romaria Motorizada, quando o entorno da Igreja Matriz fica tomada pelos mais diversos tipos de automóveis, frotas de empresas, motociclistas e ainda aqueles que preferem seguir o cortejo de bicicleta. A saída da igreja Matriz será às 9h e a chegada ao Santuário está prevista para às 10h30, quando ocorre a Missa Campal, com a bênção das chaves. Normalmente, até o meio da tarde ainda chegam motoristas buscando serem abençoados.

A Romaria a Pé será em 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio. Mas como não é feriado na maioria das cidades da região, muito devotos pagam promessas e buscam graças da santa no fim de semana. Com saída prevista para às 8h, esta, historicamente, é a que reúne o maior número de devotos.

 

Tradicional gastronomia

Buffet de comida caseira, lanches e doces, com destaque para os tradicionais pastéis de massa caseira, fazem parte da gastronomia do evento, que contará com dois restaurantes: no Centro de Eventos e no Panorâmico, além das tendas no parque.

O reitor do Santuário, padre Victor Farias, comenta que “estamos preparando três grandes romarias. Sabemos que os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio esperam por isso, depois de dois anos tão difíceis, quando a pandemia nos impediu de realizar o evento.”

A organização do evento estima que mais de 80 mil pessoas devem passar pelo Santuário nas diversas programações do evento, desde a Procissão Luminosa, que ocorreu no último dia 30 de abril, até a romaria a Pé, quando será encerrado o evento deste ano.

 

Organizadores da festa

Juntamente com o reitor padre Victor Farias e o Conselho Administrativo, presidido por Lauro e Yeda Drechsler, estão à frente do evento os coordenadores Agostinho Leopoldo e Cerisa Lúcia Henz, Gilberto e Sueli Caberlon e ainda os casais André Casagrande e Maria Rosinei Ávila dos Santos, Cássio de Abreu e Raquel Wortmann, Darlen Pruch Macedo e Jucilaine da Silva Pereira, Gilmar de Oliveira de Paula e Nilda da Rosa, Glauco Paulino e Edilza da Silva, Rodrigo e Cátia Veloso, e Valdenir e Cleusa Teresinha Santos.

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade

 

Tags:Romarias

Confira outros posts

Crianças que se vacinarem nos próximos dias receberão um brinquedo
Florybal inaugura nova loja temática próximo ao Lago Negro
Gabinete Móvel do Legislativo é neste sábado, no bairro Moura

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!