Blog Ilton Muller

Exposição “Encontros, Memórias, (Re)Conexões" em cartaz no Olivas de Gramado

A artista Márcia Rosa explora diversas técnicas, meios e suportes

A exposição “Encontros, memórias, (re)conexões”, da artista visual, Márcia Rosa, chega ao Parque Olivas de Gramado. A mostra ficará em cartaz durante 30 dias no Espaço Cultural do empreendimento turístico.

A abertura será às 11 horas do dia 19 (sábado), com uma vernissagem para convidados. A exposição estará aberta para visitação dos clientes do Olivas de Gramado até 19 de dezembro.

Os trabalhos em exposição tem curadoria de Diego Hasse, e valorizam as singularidades dos encontros com a natureza, as memórias por ela evocadas e as possibilidades de modos de (re)conexão do homem com o meio ambiente natural.

 

Pinturas, gravuras, vídeos, fotografias,

Explorando diversas técnicas, meios e suportes, a exposição será composta por pinturas, gravuras, vídeos, fotografias, livros de artista e outros dispositivos que surgem como desdobramentos da pesquisa poética de Márcia Rosa.

Parte das obras surge da relação da artista com a natureza da própria cidade que está sediando a mostra, tendo em vista que ela mesma é uma cidadã de Gramado.

Nessa perspectiva, as camadas de sentido das suas produções vão além do que as imagens são capazes de revelar em uma primeira impressão.

Seus trabalhos oferecem possibilidades que não se esgotam nos objetos acabados, os quais eclodem como materialidade de pesquisas interdisciplinares que apostam em modos de incorporar a vida em sua concepção.

Além disso, tais obras viabilizam o florescimento de reflexões sobre a apreensão da paisagem e da natureza na contemporaneidade.

 

Sobre a artista

Márcia Rosa vive e trabalha entre Porto Alegre e Gramado. É doutora pela Universidade de Campinas (Unicamp). Mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Especialista em Práticas Curatoriais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Fotografia e Novas mídias pela Universidade Feevale e em Cinema pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). É Bacharel em Artes plásticas pela UFRGS.

Estudou na Universidade de São Paulo (USP), no Centro de La Pira (Florença) e no Museu do Louvre (Paris). Participou de grupos de estudos coordenados por Christine Mello, Juliana Monachesi, Maria Helena Bernardes e Louise Weiss.

Sua experiência profissional inclui atividades como curadoria, coordenação de eventos, ensino, gestão de projetos e intervenções, bem como avaliações e estudos críticos e teóricos nas áreas de artes visuais e cinema, possuindo publicações nessas duas áreas.

É uma artista conhecida internacionalmente com obras em acervos fixos do Museu de Arte Brasileira de Brasília (DF) e do Museu de Gravura do Douro Alijó (Portugal). Realizou várias exposições individuais e participou de dezenas de exposições coletivas no Brasil e no exterior.

 

Serviço:

O que: Exposição “Encontros, memórias, (re)conexões

Quando: de 19 de novembro a 19 de dezembro

Onde: Espaço Cultural Parque Olivas de Gramado

Rua Vereador José Alexandre Benetti, nº 1808, Linha Nova, Gramado/RS.

Contato com a artista:

E-mail: marciasouzarosamsr@gmail.com

Tags:Arte

Confira outros posts

Turismo de Canela realiza reunião sobre a Festa Colonial
Apae expõe obras durante o mês de agosto na Câmara de Gramado
Agroindústrias mostrarão a força do interior de Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!