Blog Ilton Muller

Deivid Noel Maciel, um talento jovem gramadense

Paixão pela música gaúcha o acompanha desde a infância

Uma gaitinha de brinquedo, presente recebido aos dois anos de idade, deu o impulso na paixão que Deivid Noel Maciel já nutria pela música gaúcha na infância. E a convivência no CTG Manotaço ao lado dos pais Elaine Noel e Gilson Marcondes Maciel reforçou seus laços com a cultura. Hoje, aos 15 anos, canta, declama, compõe e toca violão, guitarrón e bandolin. Mas tem mais apreço por cantar e tocar. “A música é a mais pura expressão do sentimento”, afirma Deivid.
Desde criança sua família sempre foi muito apaixonada pela tradição gaúcha, apesar de não participar ativamente de CTGs. 
Em 2013 o CTG Manotaço iniciou o trabalho de resgate das invernadas artísticas e ele passou a integrar a Invernada Mirim da entidade. Com grande facilidade para aprender as danças, logo teve a oportunidade de ser o posteiro da invernada. O grupo realizou diversas apresentações durante este período e ações de resgate das tradições gaúchas. Quando o CTG iniciou um resgate histórico da entidade, foi encontrada uma poesia sobre o CTG, feita por um jovem participante nos anos 90, Deivid gostou muito e decorou rapidamente o poema. “Por brincadeira, foi minha primeira declamação. Passamos então a utilizá-la nas nossas entradas. Com incentivo da minha família, passei também a treinar algumas músicas de compositores locais, e fiz minha primeira demonstração de vocal no Rodeio de Gramado de 2018”, recorda o jovem.
A partir dali foram se sucedendo diversas apresentações em escolas, rodeios e inclusive no Enart 2019 (único representante da região da categoria intérprete vocal individual), além de cursos aprimorando seu conhecimento a respeito das tradições gaúchas. Incentivado pelos colegas de CTG, inclusive aprendeu a jogar truco (um jogo de cartas).
Em março, no aniversário de 64 anos do CTG Manotaço, foi nomeado pela patronagem como Guri Farroupilha. “Isso me deixou lisonjeado pela confiança, visto que há mais de 15 anos não tínhamos prendado na entidade”, comenta. 

VEREADOR JOVEM
A liderança em sala de aula levou Deivid a ser eleito Vereador Jovem de Gramado, representando a  Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC. “Foi uma experiência muito boa. Conhecemos o funcionamento do Legislativo, Executivo e Judiciário e a estrutura da Câmara e da Assembleia Legislativa Gaúcha”, comentou. Ele sugere aos jovens para que participem destas ações e experiências. “Se permitam experimentar”, recomenda.
“Tenho aprendido muito nesta caminhada tradicionalista, onde tenho a oportunidade de dividir meu conhecimento com os colegas da entidade, aprender com eles a cada dia, e ainda ajudar a manter a chama da tradição acesa. Tudo isso tem sido muito gratificante. Ter minha família envolvida comigo, que incentiva muito a fazer o meu melhor”, afirma Deivid.


DESTAQUES
 Em 2019 ficou em segundo lugar no Rodeio de Canela;
Segundo lugar no rodeio do CTG Pedro Serrano em março de 2019;
Segundo lugar no Festival Nativista de Intérprete Vocal da Semana Farroupilha de Gramado em 2019, recebendo o troféu das mãos de Dante Ledesma.
Em outubro de 2019 participou do XVIII Acampamento Estadual da Juventude Gaúcha e do Tchencontro, em Farroupilha.
Em 2020 participou do Festival Nacional da Cultura Gaúcha (edição virtual) tendo ficado em primeiro lugar ao final das três etapas. 
Na Semana Farroupilha de 2020 foi convidado a gravar a vinheta de abertura (música tema do CTG Manotaço) que foi utilizada em toda a programação.
Foi indicado pela 27ª Região Tradicionalista como destaque de liderança jovem da região. Cada região indica uma prenda e um peão.

Confira outros posts

Coleta de lixo eletrônico ocorre na Vila do Sol, nesta sexta-feira (13)
Clarisse Adams Corrêa faz arte com fios e agulhas
Rui e Mateus tocam o melhor do sertanejo na Temporada de Inverno de Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!