Blog Ilton Muller

Conexão entre produtos únicos e público lota a Rua Coberta

Movimentação supera expectativas nas primeiras horas do Connection Terroirs do Brasil que segue nesta sexta-feira

Em questão de poucas horas, expositores da Alameda Terroirs quase tinham esgotado seus estoques de produtos devido a demanda na comercialização. A movimentação no primeiro dia do Connection Terroirs do Brasil, surpreendeu, inclusive, a organização do evento, que acontece em Gramado e segue até domingo, proporcionando muitas experiências sensoriais.

Desde quando os expositores iniciaram os trabalhos na Rua Coberta e parte da Praça Major Nicoletti, a movimentação de turistas e comunidade foi intensificando ao longo do dia. A amostra de produtos como queijos, vinhos, cafés, azeites, artesanato em cerâmica, cosméticos, jóias, entre outros, encantou quem passava pelo local, tendo a oportunidade de conhecer, degustar e experimentar produtos de diferentes partes do Brasil e únicos.

 

Presença do artesanato original

O termo terroir é bastante conhecido por ser destaque para alimentos e bebidas, principalmente de vinhos, mas uma das propostas do Sebrae, que é correalizador do evento com a Rossi & Zorzanello, foi trazer o artesanato desenvolvido em barro, assim como o bordado filé e a artesania em joias.

Ao longo da manhã, no Palácio dos Festivais ocorreram palestras com profissionais com domínio no assunto e exemplos vivos da importância da valorização de um produto com características únicas. "Para se conseguir uma indicação geográfica o principal ponto é o produtor valorizar o seu produto e mostrar suas particularidades", frisou Hulda Oliveira Giesbrecht, coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do Sebrae.

"Nós sabíamos que esse tema ia despertar interesse em muita gente e aqui, no espaço mais nobre de Gramado, senão do Rio Grande do Sul, alcançamos o objetivo do Connection, que era o de dar visibilidade e aproximar os pequenos produtores de alimentos, bebidas e artigos com Indicação Geográfica ao público final, dando a importância a essas produções únicas", comenta Marta Rossi, criadora e CEO do evento.

Ainda nesta quinta, participantes do evento conheceram atrativos turísticos de Nova Petrópolis que estão em pleno desenvolvimento na região. Os traços da cultura alemã chamou a atenção dos visitantes que entenderam um pouco mais da colonização do município. A Arena Brasil reuniu pessoas para as degustações e harmonizações realizadas por profissionais do Senac.

 

Programação desta sexta-feira

O Connection segue nesta sexta-feira (19) com intensa programação. A partir das 14 horas, na Sociedade Recreio Gramadense acontece, pela primeira vez, uma rodada de negócios com as 27 IGs presentes no evento e compradores.

A Arena "Origem Brasil", local em que profissionais do Senac promovem uma imersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros e de terroirs aos visitantes e participantes, a programação ocorre das 13 às 19 horas. Nesta sexta o trabalho gastronômico fica por conta do chef Bruno Ivanoff, do Centro Universitário UniSenac.

 

Palestras

8h30 - Conexão Brasil x Itália: Como transformar territórios e produtos únicos em objetos de desejo global - A Estratégia de Posicionamento da Itália, com Fernanda Longobardo, coordenadora Sede Brasil da Agência Nacional Italiana de Turismo - ENIT e Ferdinando Fiore, diiretor Geral ICE / Brasil

 

‍9h20 - Conexão Brasil - Peru: Biodiversidade e Sustentabilidade - a economia verde e os novos valores do consumidor moderno com Luca D'ambros, produtor rural e vice-presidente da Associação de Produtores da Indicação Geográfica de Procedência - IGP, do Guaraná de Maués, Amazônia; Gabriela Gouvêa Moura, tecnóloga de Alimentos, mestre em Desenvolvimento rural sustentável, presidente da Associação de Produtores de Leite e Queijo do Marajó e Maria Del Carmen Reparaz, gerente de Turismo e Cultura do Município de San Izidro, no Peru. O mediador será Alan David Claumann, coordenador de Turismo do Sebrae/SC e coordenador Estadual de Turismo do Sebrae de Santa Catarina.

 

11h05 - A Cozinha de Terroir - singularidade, originalidade e mercado com Chef Marcelo Shambeck, indicado pela revista Veja Porto Alegre entre os melhores chefs revelação de 2008 e novamente indicado em 2010, 2011 e 2012 como chef do ano, Chef Amanda Selbach, proprietária da Amanda Selbach Pâtisserie e consultora na área de gastronomia; Luia Barbacovi, vice-prefeito e secretário de Turismo de Gramado. O mediador será Álvaro Machado, coordenador do Curso de Turismo na Faccat Porto Alegre, atualmente é responsável técnico pela segmentação na Setur-RS.

Arena "Origem Brasil", das 13 às 19 horas

13h30 às 14h30: torteloni de açaí e açafrão da região de mara rosa, recheado com palmito de açaí e fonduta de queijo serrano

16h30 às 17h30: panqueca de café do cerrado mineiro com chantilly e mel do pantanal

18h às 19h: tulipa de frango com molho de mel de melato da bracatinga

 

Crédito da foto: Rafael Cavalli/Divulgação

Tags:Turismo e negócios

Confira outros posts

Gramado chega a 150 óbitos por Covid-19
Professores da UCS Hortênsias avaliam receitas de Festival de Gastronomia
Canela está presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!