Blog Ilton Muller

Canela retoma aulas 100% presenciais nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação informa que os pais ainda podem optar por deixarem seus filhos com aulas remotas

Na próxima segunda-feira (23), as escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e Eja, retornam às aulas 100% presenciais em Canela. O retorno total foi autorizado pelo Decreto Estadual N° 56.025/2021 que dispõe alterar o Sistema 3As de Monitoramento, inclusive no âmbito da Educação.

Todas as escolas do município tiveram os Planos de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da Covid-19, atualizados e aprovados pelo Comitê Covid e estão equipadas com álcool em gel, máscaras e tapetes sanitizantes.

O atendimento de forma presencial vai exigir a continuidade de todos os protocolos de saúde já existentes. O novo Decreto prevê o distanciamento de um metro em ambientes fechados, desde que seja mantida a ventilação natural cruzada e que se mantenha o uso obrigatório de máscara de proteção nos níveis indicados segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Todos os protocolos serão seguidos

Conforme o prefeito Constantino Orsolin que visita semanalmente as escolas, todos protocolos serão seguidos nas instituições de ensino. “Vamos continuar exigindo que todos cuidados sejam tomados nas escolas para garantir a saúde e a proteção dos nossos estudantes, professores e servidores”, pontua.

A Secretaria Municipal de Educação informa que, apesar do retorno 100% presencial, os pais ainda podem optar por deixarem seus filhos com aulas remotas. Segue sendo facultativo que os alunos sejam encaminhados às escolas municipais em Canela.

“O retorno foi avaliado como positivo, além de essencial, considerando o longo período de aulas no sistema híbrido. O distanciamento social foi necessário para que pudéssemos preservar a saúde, mas deixou lacunas que confirmam o quanto a escola é um espaço essencial na vida das crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Janete da Silva Santos.

 

Sistemas adotados

Desde março de 2020, com os decretos com restrições da pandemia Covid-19, a Secretaria de Educação adotou sistemas de atividades remotas num primeiro momento e, depois, aulas híbridas para atender os alunos.

Neste sistema híbrido, uma semana em casa, uma semana na escola. A secretaria vinha monitorando a adesão dos estudantes ao retorno, onde na última semana se registrou 84,12% dos alunos do ensino fundamental frequentando os educandários, 54% da educação infantil e 56% das escolas infantis terceirizadas.

“Com os números temos consciência que o retorno de 100% é essencial, principalmente para educação infantil e anos iniciais que foram os mais prejudicados com o modelo hídrico de ensino. Vamos levar tempo no aprendizado para recuperar este tempo fora das salas de aula”, finalizou a secretária Janete.

Tags:Rede municipal

Confira outros posts

Campanha contra influenza é ampliada para idosos com 70 anos ou mais
Florybal faz coleta de agasalhos, calçados e alimentos
Neste sábado tem coleta de lixo eletrônico e reciclados no bairro Canelinha

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!