Blog Ilton Muller

Câmara realiza ato inaugural da sala que homenageia Rolf Naumann

Com forte envolvimento comunitário, era presença ativa em sessões e audiências públicas

Presença frequente e ativa nas sessões da Câmara e audiências públicas de Gramado, Rolf Naumann recebeu nesta quarta-feira (21) uma homenagem póstuma do Legislativo gramadense. A Sala de Memórias da sede da Câmara recebeu o seu nome, em reconhecimento ao envolvimento comunitário que teve desde 2010, quando passou a residir na cidade. O ato inaugural teve a presença da filha, Monika Naumann, e de integrantes do MARH – Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias, do qual fazia parte.

Monika fez um apelo para que o legado do pai, em relação à preocupação ambiental, não seja esquecido. "Cada vez que venho a Gramado, percebo que tem 10 árvores a menos e 10 prédios a mais. Eu acho bom começar a estudar melhor isso, crescimento ilimitado não é possível. Acho que deveriam pensar no trabalho feito pelo seu Rolf e pensar no futuro", declarou Monika.

A homenagem foi proposta através do Projeto de Resolução da Mesa Diretora 005/2022, aprovado por unanimidade, visando promover o espaço como uma biblioteca legislativa com acervo da história legislativa da cidade. O presidente da Câmara, Renan Sartori, destacou “o exemplo e inspiração do Seu Naumann”.

 

Nasceu na Alemanha morava em Gramado desde 2010

Rolf Alexander Naumann nasceu em 1924 na Alemanha. Veio como recém-nascido ao Brasil. Passou sua vida adulta em Porto Alegre, tendo se dedicado profissionalmente à importação e ao comércio de máquinas e equipamentos. A partir dos anos 90 começou a atuar na Associação dos Moradores do Bairro Higienópolis e em diversos conselhos municipais como o do Plano Diretor e Orçamento Participativo.

Em 1950 adquiriu um terreno em Gramado e em 2010 fixou residência na cidade. Passou, então, a participar ativamente de vários grupos envolvidos na defesa dos interesses coletivos como o MARH e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Ele faleceu em 7 de abril de 2019, aos 94 anos.

 

Crédito das fotos: Ilton Müller

Tags:Um verdadeiro cidadão!

Confira outros posts

Concerto e festa de encerramento do Gramado In Concert, neste sábado
Oito equipes participam da 2ª Copa Gramado Laghetto Sub 16
Passeio Pet no bairro Avenida Central no domingo (20)

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!