Blog Ilton Muller

Aulas na Universidade Feevale começam nesta segunda-feira

Segundo semestre terá retorno presencial escalonado

O segundo semestre letivo na Universidade Feevale terá início na segunda-feira, dia 2 de agosto, com retorno presencial escalonado. As aulas das disciplinas práticas e os estágios começarão presencialmente neste dia. As demais iniciarão remotamente, ou seja, no modelo on-line.

A partir de 16 de agosto, as disciplinas teórico-práticas (aquelas que têm parte em laboratório) passarão para o formato híbrido, com parte da turma presencial e parte on-line e síncrona com o que acontece na sala de aula, que já está preparada para isso. Na semana seguinte, os grupos se invertem, ou seja, quem estava presencialmente ficará on-line e quem estava remotamente irá ao câmpus.

No dia 23 de agosto, o modelo híbrido também passará a ser usado nas disciplinas teórico-cognitivas (aquelas que não têm carga horária prática no câmpus). Assim como nas aulas teórico-práticas, para garantir o distanciamento e o controle de ocupação do câmpus as turmas poderão ser divididas, tendo uma parte presencial e outra on-line.

Já as aulas na Escola de Aplicação Feevale também se iniciam nesta segunda-feira, 2 de agosto. O retorno será no formato híbrido, cabendo ao estudante escolher se prefere a modalidade on-line ou presencial.

 

Decisão será do estudante

A Feevale informa, no entanto, que no modelo híbrido ninguém será obrigado a voltar. Tudo será combinado com os professores nas aulas on-line anteriores. Mesmo com o avanço da vacinação, incluindo a segunda dose para muitos, a decisão de retornar será do aluno.

E se o estudante mudar de ideia ao longo do semestre, basta combinar com o professor de cada disciplina. "Estamos preparados, com todos os protocolos de segurança, para receber os alunos de volta, mas queremos que, acima de tudo, todos se sintam bem para estudar", afirma o reitor Cleber Prodanov, acrescentando que, se os alunos optarem por permanecer estudando a distância até o final do ano, também não haverá problema.

A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, destaca que o retorno presencial, para quem assim preferir, ocorrerá nas salas de aula e laboratórios, mas com um formato diferente. As mesas e cadeiras estarão distantes umas das outras, seguindo os protocolos sanitários, e os alunos que estiverem presencialmente poderão acompanhar os colegas que estarão em casa a partir dos seus equipamentos ou do computador do professor, que projetará, no quadro branco, a sala virtual do Blackboard Collaborate.

"Assim, todos os estudantes estarão presentes na mesma sala, física ou virtualmente, podendo interagir entre si e com o professor", comenta Angelita. Ela diz, ainda, que a ferramenta permite a criação de grupos de discussão e de trabalho envolvendo tanto os alunos que estiverem fisicamente na Instituição quanto os que estiverem on-line, desde que estejam conectados no Blackboard, o que garante a interação e a aprendizagem.

 

Laboratórios virtualizados continuarão acessíveis

Além disso, os laboratórios da Feevale que foram virtualizados em 2020 continuarão acessíveis aos alunos, ou seja, os sistemas que estão disponíveis nos computadores da Universidade podem ser acessados virtualmente, em sua maioria, permitindo que o professor possa atender os alunos de forma presencial e, também, via Blackboard Collaborate, aqueles que estiverem acessando de casa. A Instituição também manterá o acesso a todos os laboratórios, bibliotecas virtuais e softwares que foram implementadas no ano passado, permitindo que os estudantes que optarem pelas aulas presenciais também conectem os sistemas que precisam para concluir suas produções e atividades práticas em horários fora das aulas.

 

"Tivemos muitos avanços em relação às tecnologias educacionais em 2020. Vamos manter essas conquistas aos nossos estudantes e buscar ampliar, cada vez mais, o acesso às plataformas tecnológicas que qualificam o aprendizado e o desenvolvimento de competências que os diferenciam no mercado de trabalho", ressalta a pró-reitora.

 

Tags:Ensinos superior

Confira outros posts

Gramado realiza aplicação da segunda dose da Oxford/Astrazeneca nesta sexta-feira
Centro Social Padre Franco faz campanha de arrecadação de alimentos e materiais de limpeza e higiene 
Lançada campanha para incentivar doação de sangue no RS

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!