Blog Ilton Muller

Arte Líquida, um projeto que une Brasil e Argentina, é atração na 1ª Vindima em Gramado

Funciona junto à vinícola Stopassola e também está na rota turística de Gramado

Arte Líquida é um projeto que une Argentina e Brasil através do vinho, buscando a identificação dos melhores terroirs do Brasil, com o intuito de produzir vinhos autênticos, naturais e com a menor intervenção química possível. O projeto funciona junto à vinícola Stopassola e também está na rota turística de Gramado. Arte Líquida é um projeto de vinhos livres que acredita na expressão da natureza impressa na forma de arte dentro da garrafa. Este projeto interfronteiriço acontece pela mão de dois profissionais, o enólogo e viticultor mundialmente reconhecido, Matias Michelin (Passionate Wines & Super Uco), e o sommelier, mercador de vinhos e vinhateiro, Cris Ribeiro. “Vinificamos através de um conceito de mínima intervenção respeitando a região de origem de cada uva e as condições de cada safra”, conta Cris.

 

Conheça os profissionais:

Matias Michelin, com vasta experiência na elaboração de vinhos autorais na Argentina, um clima completamente diferente do Sul do Brasil, acredita que grandes vinhos possam ser elaborados aqui, no entanto, vinhos com outras características, “vinhos de chuva” ou “vinhos de paisagem”.

Cris Ribeiro, com mais de 15 anos de experiência no mercado de venda de vinhos com o Mercador e na área educacional do vinho como sommelier passa agora para o outro lado da mesa e torna-se produtor. “O entendimento do mercado do vinho na área do varejo e restauração me ajuda a entender bastante o estilo de vinhos que gostaria de vinificar”, conta.

“Podemos afirmar que Arte Líquida torna-se um lindo desafio, unir duas culturas distintas em prol de um bem maior, honrar a cultura e a história do vinho brasileiro, mas assentar padrões altíssimos de qualidade. “Não queremos provar ou impor nada, mas queremos, sim, mostrar que o Brasil pode se tornar um grande produtor no cenário internacional através de uma identidade própria”, conclui Cris Ribeiro.

Os vinhos produzidos em Gramado pelo projeto Arte Líquida são vendidos e distribuídos em vários estados do Brasil e exterior e podem serem encontrados em lojas especializadas e restaurantes. Mais informações pelo site arteliquidavinhos.com.br ou @arte.liquida no Instagram.

 

Conheça os vinhos do Arte Líquida:

Linha Artistas

A Linha Artistas fala de vinhos de precisão, vinhos de Terroir, que expressem as características de sua variedade e de sua região de origem.

Linha Ensaios

A Linha Ensaios fala de alegria, aventura, ensaios, vinhos fáceis e descomplicados para todos os tipos de gostos e consumidores.

A 1ª Vindima em Gramado acontece até 6 de março de 2022, e é uma realização da Gramadotur e Secretaria de Turismo com promoção da Prefeitura de Gramado. O evento tem como atração a Vila do Vinho junto a Praça das Etnias, tour gastronômico em dez restaurantes com pratos harmonizados com os vinhos locais e uma programação especial nas oito Vinícolas/Cantinas do interior na chamada Rota do Vinho.

 

Fotos/Crédito: Gerson Sorgetz

 

Tags:Vinhos

Confira outros posts

Lar de idosos Stein-CRERH já está com 50% das obras executadas
Executiva da TAP aborda "Turismo sem fronteiras" no Fórum Gramado de Estudos Turísticos
Doce Amélie: café instagramável inaugura em Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!