Blog Ilton Muller

18ª Exposição Nacional Cattleya Intermedia de Gramado acontece de 14 a 18 de setembro

Evento no Expogramado terá exposição e venda de orquídeas e exposição inédita de bonsai

A Exposição Nacional de Cattleya intermédia de Gramado é um evento realizado há 17 anos pelo Núcleo de Orquidófilos, uma associação sem fins lucrativos e que tem como objetivo principal cultivar, preservar e divulgar as orquídeas em todo o Brasil, principalmente a espécia Cattleya Intermedia, que é a flor nativa do RS.

Através do evento é possível conhecer mais da espécie Cattleya intermedia, trazer conhecimento, divulgar e conscientizar a população para a preservação das orquídeas no seu habitat, pois elas são parte importante da Mata Atlântica e do ecossistema. O Brasil possui a maior variedade de orquídeas do mundo, com mais de 3,5 mil espécies catalogadas e a Cattleya intermedia, na natureza, aparece na região entre o Rio Grande do Sul até início de São Paulo, sendo menos comum no Paraná. Sua ocorrência costuma ser na proximidade de rios, lagoas, regiões com água. É a flor de maior apreciação no Rio Grande do Sul.

 

Exposição e venda

O evento deve reunir diversos comerciantes disponibilizando orquídeas a preços bem convidativos, além da própria exposição, que por si só já encanta a todos. Uma exposição de Cattleya Intermedia sempre reúne expositores e visitantes de vários municípios situados nas proximidades, sendo uma oportunidade de os amigos da orquidofilia se encontrarem para apreciar Cymbidiuns, Dendrobiuns, Cattleyas e muitas outras espécies. Sem falar do aprendizado sobre substratos, adubação e métodos de cultivo.

 

A 18ª Exposição Cattleya intermedia inicia no dia 14 de setembro, com o recebimento das plantas para o tradicional concurso. No dia 15, haverá o julgamento das plantas e a partir das 17h, a visitação estará aberta ao público. No dia 16, às 19h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial, com a presença de representantes de núcleos de orquidófilos e autoridades locais. No dia 18 se dará o encerramento das atividades, às 17h. A visitação pública acontece nos dias 15 (das 17h às 20h), 16 (das 9h às 20h) e 17 (das 9h às 20h), e dia 18 das 9h às 17h

O evento deste ano, mais uma vez conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, da Gramadotur, Secretaria de Turismo e Federação Gaúcha de Orquidófilos. Nos quatro dias da mostra haverá venda das plantas, nos horários determinados na programação, além de uma exposição paralela de Bonsai, inédita em Gramado, promovida pelo Bonsai Paranhana. A entrada é franca.

 

Tags:Cidade florida

Confira outros posts

Brizoleta do Carahá é parte da história do ensino em Gramado
Uma estrada que era sinuosa e romântica e une duas cidades
Sábado Ecológico teve grande participação da comunidade

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!