Blog Ilton Muller

13° Festival de Cultura e Gastronomia registra 52% de crescimento nas vendas

Em 2022, a Gramadotur vai promover o evento de 8 a 20 de setembro.

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado retornou ao formato presencial e os resultados alcançados surpreenderam a Gramadotur, responsável pela organização, Abrasel e os restaurantes participantes. Com média diária de quase 1.600 refeições servidas, o evento registrou um crescimento de 52% nas vendas em comparação com a edição de 2019. Em sua 14ª edição, o festival será realizado de 8 a 20 de setembro de 2022.

Com protocolos de biossegurança, o roteiro gastronômico, que encerrou no domingo, dia 12, voltou a ser realizado na rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro. O evento reuniu 12 restaurantes, dos quais 10 comercializaram pratos salgados e dois doces.

Segundo a gestora do festival e assessora de eventos da Gramadotur, Paula Kohl, foram promovidas uma série de medidas sanitárias para promover o evento na rua de forma presencial. Para zelar pela saúde das pessoas, o festival teve controle de acesso do público, com entrada pela avenida Borges de Medeiros e saída pela rua São Pedro. Além do acesso controlado e limitado em 240 pessoas sentadas, a estrutura contou com totens de álcool em gel, higienização constante de superfícies e cardápios digitais. O uso de máscara foi obrigatório para quem não estava sentado na praça de alimentação. "O 13° Festival de Cultura e Gastronomia foi um marco na retomada dos eventos presenciais promovidos pela Gramadotur neste segundo semestre. Mesmo com o acesso de público controlado, um período menor e um número inferior de participantes, tivemos crescimento nas vendas em 2021. Foi realmente um sucesso em todos os sentidos", comemora Paula.

 

Atrações online

Além da estrutura na rua Pedro Benetti, o festival contou com atrações on-line. Os chefs Larissa Marques e Bruna Gotardo, do Senac, e Gilvan Bertinati, da UCS, comandaram as oficinas gastronômicas da Cozinha Experimental. Os conteúdos com receitas exclusivas podem ser acessados no canal Gramado Eventos TV no Youtube. Outra atração do festival foi o concurso Melhor Chef, que teve Thomas Silveira como grande campeão.

Para valorizar os produtores locais, o Coreto da praça Major Nicoletti recebeu a Casa do Colono. Durante o evento, as agroindústrias gramadenses tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos.

 

O evento

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e correalização da Abrasel Hortênsias. O evento tem patrocínio do Golden Propriedades de Lazer e Oxford/Strauss. Co-patrocínio: Ambev. Apoio: Sicredi, Azul Viagens, Adylnet, Florestal, Caracol, Senac, Sebrae e Stemac Geradores. Companhia aérea oficial: Azul. Receptivo: Gramado Receptivo. Hospedagem: Laghetto Hoteis. Colaborador: Cristais de Gramado e UCS. Agente Cultural: AM Produções.

 

O evento em números

52% de crescimento nas vendas de pratos

1.600 refeições servidas em média por dia

3.500 litros de chope consumidos

600 garrafas de vinho e espumante

7.000 unidades de bebidas não alcoólicas

 

Tags:Sucesso de público

Confira outros posts

Sociedade Recreio completa 106 anos
Verso, novidade em compartilhamento de espaços na região
Laghetto é novamente o hotel mais lembrado no Prêmio Top Of Mind

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!