Blog Ilton Muller

Um pouco do Tibet em Três Coroas

Ano novo tibetano será comemorado no sábado e domingo, no Centro da cidade

A tradicional comemoração do Losar – ano novo tibetano, que ocorria no Espaço Tibet, será levada para a Praça Affonso Saul, no centro de Três Coroas, nos dias 5 e 6 de março (sábado e domingo). Música, dança e gastronomia típicas do evento, além de uma decoração que dará um clima super especial, farão parte da programação.

O tibetano Ogyen Shak e sua esposa Adriana, responsáveis pela festa, cuidam dos mínimos detalhes e buscam apresentar tudo de forma muito original. Os figurinos que serão usados nas apresentações da Dança Khamdro, que faz parte do folclore do Tibet, e da performance Leões da Neve estão sendo confeccionados pela Tashi Dolma, costureira tibetana, que reside em Três Coroas. São roupas muito coloridas e com detalhes que só mesmo um nativo saberia colocar.

Os ensaios das coreografias são acompanhados por Ogyen, que fez questão de trazer para o evento, danças que lembram sua infância, quando vivia no Tibet. Alegria e boas energias traduzirão essas apresentações.

 

Gastronomia, pedal e ritual das bandeiras

A decoração já está sendo colocada na rua e apresentará um portal que dará as boas-vindas aos participantes. O palco, instalado na Praça, será um espetáculo a parte, com esculturas produzidas exclusivamente para o evento, como a Drukmo Dakini, que representa a sabedoria feminina.

O acendimento da grande Lamparina será um dos pontos altos do evento e a mesma também está sendo criada. O público será convidado a participar deste ritual, que é muito inspirador.

Uma das programações incríveis também será o Losar Bike, onde os participantes e visitantes poderão participar de um pedal cheio de alegria em meio a natureza, partindo da Praça Affonso Saul até o Parque das Laranjeiras onde haverá um ritual para erguer bandeiras de oração e atrair boa sorte para o ano que se inicia.

 

Principais atividades são gratuitas

A oficina de gastronomia, onde os participantes apreenderão a fazer o Desi, arroz doce tibetano, será também uma atração.

O evento ocorre na Praça Affonso Saul, com exceção do ritual das bandeiras, que será no Parque das Laranjeiras. Todas as as atrações são gratuitas. Apenas para o ritual das bandeiras e acendimento das lamparinas que serão cobradas taxas de de R$ 65,00 e R$ 5,00 respectivamente.

O evento ocorrerá mesmo com chuva, já que será na Rua Coberta.

O evento Losar – ano novo tibetano tem realização da Shak Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.

Mais informações: www.anonovotibetano.com.br

 

 

Tags:Tradição

Confira outros posts

Câmara de Vereadores recebe selo Excelência em Compras Públicas
Gramado vacina pessoas com 37 anos ou mais nesta sexta-feira
Artistas da Serra Gaúcha abrilhantam o espetáculo Viagem de Natal

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!