Blog Ilton Muller

Um novo Museu do Festival de Cinema será apresentado até o final do ano

Novas histórias e novas possibilidades irão surgir, explorando interatividade analógica e tecnologia

O Museu do Festival de Cinema de Gramado será reestruturado e anuncia reabertura para o público até o final do ano. O espaço foi inaugurado em 2016 e desde o início da pandemia do coronavírus encontra-se fechado ao público. Durante o 49º Festival de Cinema de Gramando, o espaço tem sido palco dos debates dos filmes exibidos nas mostras competitivas.

O novo MFCG irá dialogar com a ideia de um lugar vivo e dinâmico com o intuito de trazer a diversidade e pluralidade para o espaço museológico. Novas histórias e novas possibilidades irão surgir explorando interatividade analógica e tecnologia. Um ambiente será projetado para exposições de curta-duração onde será possível realizar parcerias com instituições culturais e de ensino.

A inspiração em artefatos antigos da origem do audiovisual permearam a concepção da maioria dos espaços, que foram nomeados com base nas categorias de premiação do Festival. A loja e cafeteria também foram pensadas a partir desta premissa, com nova paleta de cores e muita interação.

O conceito e o projeto expográfico são assinados pelas arquitetas Daniela Giovana Corso e Kelen Giordani Tomazelli, que coordenam a equipe composta pela arquiteta Liana Armani, o light designer André Domingues e Vitor Rolim de Mesquita.

A curadoria é da museóloga Daniela Schmitt, também gestora do MFCG, com a participação da historiadora Indiara Seibt e da colaboradora Ísis Galle.

 

Foto do espaço do Museu que durante o Festival sedia os debates dos filmes em competição.

Crédito da foto: Edison Vara/PressPhoto

 

 

 

Tags:Memória

Confira outros posts

Pai e filho fazem show na Feirinha de Canela neste sábado (22)
Circuito Municipal de Corrida de Rua acontece em abril
Processo seletivo para contratação de serviço temporário na Educação, em Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!