Blog Ilton Muller

Um novo Museu do Festival de Cinema será apresentado até o final do ano

Novas histórias e novas possibilidades irão surgir, explorando interatividade analógica e tecnologia

O Museu do Festival de Cinema de Gramado será reestruturado e anuncia reabertura para o público até o final do ano. O espaço foi inaugurado em 2016 e desde o início da pandemia do coronavírus encontra-se fechado ao público. Durante o 49º Festival de Cinema de Gramando, o espaço tem sido palco dos debates dos filmes exibidos nas mostras competitivas.

O novo MFCG irá dialogar com a ideia de um lugar vivo e dinâmico com o intuito de trazer a diversidade e pluralidade para o espaço museológico. Novas histórias e novas possibilidades irão surgir explorando interatividade analógica e tecnologia. Um ambiente será projetado para exposições de curta-duração onde será possível realizar parcerias com instituições culturais e de ensino.

A inspiração em artefatos antigos da origem do audiovisual permearam a concepção da maioria dos espaços, que foram nomeados com base nas categorias de premiação do Festival. A loja e cafeteria também foram pensadas a partir desta premissa, com nova paleta de cores e muita interação.

O conceito e o projeto expográfico são assinados pelas arquitetas Daniela Giovana Corso e Kelen Giordani Tomazelli, que coordenam a equipe composta pela arquiteta Liana Armani, o light designer André Domingues e Vitor Rolim de Mesquita.

A curadoria é da museóloga Daniela Schmitt, também gestora do MFCG, com a participação da historiadora Indiara Seibt e da colaboradora Ísis Galle.

 

Foto do espaço do Museu que durante o Festival sedia os debates dos filmes em competição.

Crédito da foto: Edison Vara/PressPhoto

 

 

 

Tags:Memória

Confira outros posts

SER Gramado estreia sábado no Gauchão de Futsal
A concessão do Teatro Municipal de Canela 
Troféu Infinito da Brocker Turismo ganha novo formato

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!