Blog Ilton Muller

Tri Táxi Aéreo, de Canela, realiza sonho de menino, no Acre

Empresa que também opera naquele Estado possibilitou que ele conhecesse e voasse em helicóptero

Os sonhos são possíveis de serem conquistados. E se podemos contribuir para que eles se concretizem, melhor ainda. Essa foi a mensagem que o empresário Tiago Esmeraldino, da Tri Táxi Aéreo transmitiu ao tornar possível o sonho de Riquelme da Silva, 11 anos, que queria ver de perto um helicóptero. Mais do que ver a aeronave por fora e os detalhes internos, ele ganhou da empresa  um voo panorâmico sobre a cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A Tri Táxi Aéreo tem base nesta cidade, onde presta serviços de resgate médico de indígenas para o Ministério da Saúde.
Tiago conta que ficou sabendo da história do garoto através da equipe que trabalha no Acre, o mecânico Raí e o piloto Christiano Wiltgen. “Chegou até nós um vídeo em que o menino mostrava um helicóptero que ele produziu em casa. O vídeo foi feito pela coordenadora da escola onde ele estuda, que foi até a casa dele levar as tarefas de aula”, cita Tiago. No vídeo, Riquelme mostra para a educadora o brinquedo  com sistema elétrico utilizando restos de um aparelho de DVD, malva (uma planta encontrada na floresta), alumínio e um pouco de tinta.
Tiago relata que Riquelme mora na área rural da cidade de Rodrigues Alves e que recebe uma vez por semana a visita da coordenadora escolar Camila Saraiva. Numa destas passagens pela casa do garoto, ela fez o vídeo dele com o brinquedo. Compartilhado nas redes sociais, o vídeo viralizou e chegou ao conhecimento da Tri Táxi Aéreo. “Nos mobilizamos para realizar este sonho dele”, afirma Tiago. 

Surpresa para o menino
Foi combinado com a professora que ela buscaria o garoto e a mãe dele (Maria de Fátima) na quinta-feira (17) e que na sexta-feira (18) ela os levaria até o aeroporto onde o helicóptero está baseado, em Cruzeiro do Sul. “O Raí mostrou pra ele o helicóptero por fora, falou sobre as hélices, como se aproximar da aeronave. Ele foi convidado, depois, para conhecer a aeronave por dentro. sentou no assento do co-piloto, colocou os fones de ouvido e recebeu todas as instruções do Christiano. O piloto acionou o motor e perguntou pra ele se aceitaria fazer um voo. Ele ficou surpreso, mas logo topou”, relata Tiago. “Para muitos, isso pode parecer pouco, mas para ele foi um momento inesquecível”, frisa Tiago, emocionado com  o presente que proporcionou ao garoto.
O fato teve grande repercussão na região, com veiculação do fato em TVs, jornais e rádios. “O mais importante é que conseguimos realizar o sonho dele”, relata. De um empresário da cidade, Riquelme ganhou de presente um helicóptero com controle remoto.
Christiano Wiltgen é piloto experiente e instrutor de voo. Mantém raízes na região (os pais Silvia e William residem em Gramado).

Há um ano no Acre e há sete na Região das Hortênsias
A Tri Táxi Aéreo atua há sete anos com voos panorâmicos na região e fretamentos. Antes da pandemia, operava com duas aeronaves baseadas no Aeroporto de Canela. No início do ano passado a empresa venceu uma licitação do Ministério da Saúde para atender emergências médicas nas comunidades indígenas. Naquela região a Tri Táxi Aéreo atende mais de 150 aldeias , transportando indígenas que necessitam de socorro médico urgente. Os voos entre a base, em Cruzeiro do Sul, e as aldeias levam em média duas horas. Como são comunidades ribeirinhas, o transporte se dá somente com barcos e o socorro leva até dez dias de viagem, relata Tiago. Com helicóptero o tempo é de duas horas.


O município de Rodrigues Alves, onde o garoto mora, faz parte da regão do Rio Juruá e tem uma extensão de 3.305 km², equivalente a 14 vezes o território de Gramado.

Confira reportagens nestes dois links

https://globoplay.globo.com/v/9622418/

https://globoplay.globo.com/v/9620120/

Tags:Em Cruzeiro do Sul

Confira outros posts

Gramado realiza aplicação da segunda dose da Oxford/Astrazeneca nesta sexta-feira
Rotary Gramado faz doação de uniformes hospitalares
1.500 desempregados de Gramado receberão passagens de ônibus do município

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!