Blog Ilton Muller

Trabalho de base: Educavídeo e a nova safra de realizadores

Nesta edição, uma das produções feitas pelos estudantes gramadenses será exibida na TVE

Como já é tradição, a noite que antecede a abertura do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo. A iniciativa, que está em seu 11º ano, estimula a realização audiovisual aos alunos da rede municipal. Mesmo com a pandemia, os alunos se reinventaram e seguiram produzindo. Desta forma, parte do material que será exibido neste ano tem temáticas que retratam o momento sob o olhar dos jovens, que adaptaram as condições de produção para os meios digitais.

“O Festival de Cinema de Gramado chega à sua 49ª edição como uma marca de resistência cultural em meio a uma das mais graves crises sanitárias já vistas. E parte desta resistência vem da produção audiovisual realizada pelos nossos alunos”, afirma Ivanilda Rosa, coordenadora do projeto. E nesse contexto pandêmico, o Educavídeo bate a marca de 100 produções realizadas ao longo de 11 anos de projeto.

Nesta edição, serão exibidas produções que retratam um mundo pré-pandemia e outro afetado pela doença viral. Os curtas-metragens “Frágil”, “Mãe é tudo igual” e “Batendo a meta” foram finalizados no segundo semestre de 2019 e refletem os problemas, as dificuldades e o bom-humor no qual situações do dia a dia são vistos pelos jovens produtores. Já os curtas “Entre Vidraças” e “Player”, produzidos no primeiro semestre de 2021, trazem o contexto de uma vida de isolamento social e do uso do mundo virtual como mediação para as situações cotidianas.

A sessão do Educavídeo, que integra a programação do 49º Festival de Cinema de Gramado, será exibida na noite desta quinta-feira (12), no site do evento e também no canal do YouTube do projeto.

 

Das salas de aula de Gramado para a televisão

Primeiro eles conquistaram o Palácio dos Festivais, depois a internet e, agora, a televisão! Este ano, a TVE-RS irá transmitir uma sessão especial com o curta-metragem Entre Vidraças, desenvolvido pelo projeto. Após, os realizadores serão convidados para um debate, que também será televisionado.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, essa é uma conquista de toda a comunidade gramadense: “Nós sabemos do potencial desses jovens e temos muito orgulho. São alunos da rede municipal de ensino que fazem cinema como gente grande. E poder ver suas produções veiculadas na televisão para todo o estado é uma conquista. Demonstra a qualidade das produções desenvolvidas dentro do Educavídeo”.

A sessão especial do Educavídeo na TVE-RS será no dia 16 de agosto, segunda, a partir das 17h, pela televisão e também pelo site da emissora.

 

 

Tags:Talentos locais

Confira outros posts

Regente de corais e cantor: a ligação de Linus Lerner com o Natal Luz e Gramado é antiga
E agora, Miguel?
Rede de Apoio à Cidadania retoma os encontros presenciais

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!