Blog Ilton Muller

Somos da Vila, com muito orgulho!

Alterações de nome de bairros sem consulta popular


A partir de hoje, estarei colaborando com meu amigo Ilton Müller –  o qual dispensa-se comentários,  haja vista ser um jornalista independente e singular -  com minhas opiniões como cidadão da Região das Hortênsias. Vai ser de maneira mais objetiva, tentando sempre trazer à luz da verdade e justiça e preservando o que há de melhor por aqui, o caráter e hospitalidade da comunidade.


ALTERAÇÃO DO NOME DE BAIRROS SEM CONSULTA POPULAR – Recentemente – em meio a pandemia - foi divulgado vídeo na mídia local, em que o prefeito de Canela informou a entrada em vigor da lei de mudança dos nomes dos  bairros, excluindo o nome “VILA” de  todos os bairros que fazem parte da história do município. Em fala rápida sobre uma “solicitação dos correios  para ampliar/mudar o CEP único existente” (mesmo que a  expressão “vila” não interfira na entrega das correspondências), ficando sem explicação convincente e pairando a obscuridade. Aliás, como vem sendo a “governança” que ele tanto  propaga em que pese sua legitimidade nas urnas, mesmo com a maior abstenção da história das eleições, em que os eleitores preferiram no país  a manutenção dos atuais prefeitos devido a questão emergencial na saúde pública, conforme amplamente divulgado.
As reações foram imediatas, inclusive havendo uma inversão de valores onde o certo passou a ser errado, bairros em que talvez fosse esperado uma aceitação maior, houve uma mobilidade pela manutenção do nome original, como a Vila Suzana, Vila Luíza, Vila Boeira e Vila Maggi,  principalmente, Inclusive a ponto de fazerem abaixo-assinado revoltados por não serem consultados,  em que pese a aprovação da Câmara sem ampla divulgação do projeto, que deveria ser feito via consulta popular.
Fica aqui o protesto registrado e aguardando uma possível alteração na lei -  já em estudo por parte de alguns vereadores, inclusive da atual coligação do prefeito. Fiquemos atentos às sessões semanais da Câmara de Vereadores via Facebook, todas as segundas às 19h.
Afinal , trocar de nome sem  singular relevância, para retirar a expressão “vila”  no sentido de não apequenar seus moradores numa cidade que não cumpre nem  o Plano de Saneamento Básico e em meio a uma pandemia, é no mínimo falta de sensibilidade e diálogo. O que virá por aí?

Tags:Coluna Luciano Jacobi; Opinião

Confira outros posts

Esculturas do Parque Pedras do Silêncio conquistam a terceira idade
Parador Hampel vai sediar um dos maiores eventos gastronômicos do país no feriadão do 20 de setembro
Thomas Silveira é o Melhor Chef do 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!