Blog Ilton Muller

Romaria motorizada encerra 61ª Festa de Caravaggio, em Canela

Celebrações e pagamento de promessas maram o último dia do evento


A maior festa religiosa da Diocese de Novo Hamburgo encerrou nesta quarta-feira (26) com uma romaria motorizada de manhã e uma missa campal drive-in, à tarde. A Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio teve, também, o pagamento de promessas por parte de muitos fiéis que fizeram a pé o trajeto de 7 quilômetros entre o Centro da cidade e o Santuário, situado no bairro Saiqui. Ontem foi feriado em Canela em decorrência da data.
Ontem foi o segundo dia de homenagens à santa. O primeiro foi no domingo. Desde cedo da manhã, ouviam-se as buzinas dos automóveis particulares e de empresas, bem como de caminhões estacionados nas ruas do entorno da Catedral de Pedras.
A imagem peregrina de Caravaggio foi transportado no caminhão da empresa Razera Gramas, de Gramado, dirigido por Alex Razera, 33 anos. Segundo ele, todos na empresa são devotos de Nossa Senhora. “Ela é o maior símbolo de proteção, Ela é a luz na estrada, intercede por nós e nos acompanha”, afirma Alex. A imagem da santa se destacava na decoração feita com grama e flores.
A movimentação dos participantes neste dia 26 foi bem maior que no domingo que passou e estima-se que mais de mil veículos participaram da romaria.


Demonstrações de fé
Apesar do evento não contar com romaria a pé, em função da pandemia de Covid-19, muitos fiéis fizeram o trajeto caminhando pelas ruas centrais de Canela e pela Avenida Cônego João Marchesi, chegando ao Santuário para agradecer por graças alcançadas. De pés descalços, velas, flores e até mesmo subindo a escadaria que leva ao Monumento da Prece, de joelhos. Tudo valia para demonstrar a fé. A organização do evento esteve todo o tempo orientando para que não houvesse aglomeração de pessoas no local e também exigindo o uso de máscaras.
O padre reitor do Santuário, Victor Farias, afirmou que “apesar do evento não ser como gostaríamos, com grandes festejos em função da pandemia, promovemos duas lindas romarias motorizadas, oportunizando aos fiéis virem até o Santuário buscar uma bênção especial!”

Nova comissão festeira
A comissão festeira que esteve à frente da Romaria e Festa em 2020 e neste ano (foto), nomeou a nova comissão, que será responsável pela organização do evento em .  Ela é integrada pelos seguintes casais:
- Agostinho Leopoldo e Cerisa Lúcia Henz (coordenação);
- Gilberto e Sueli Caberlon (coordenação);
–    André Casagrande e Maria Rosinei Ávila dos Santos;
–    Cássio de Abreu e Raquel Wortmann;
–    Darlen Pruch Macedo e Jucilaine da Silva Pereira;
–    Gilmar de Oliveira de Paula e Ilda da Rosa;
–    Glauco Paulino e Edilza da Silva, Rodrigo;
–    Cátia Veloso, Valdenir e Cleusa Teresinha Santos.
–     O casal presidente do Conselho Administrativo do Santuário, Lauro e Ieda Drechsler, também fazem parte.

Tags:Festa religiosa

Confira outros posts

Gramado se veste para o Festival de Cinema
Ajude a decorar a cidade neste 36º Natal Luz
Dia 16 tem ação para a doação de cabelos em apoio às pessoas com câncer

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!