Blog Ilton Muller

Rita Gil: traços firmes e cores fortes em 35 anos de arte

Artista visual gramadense comemora trajetória com exposição retrospectiva a partir de sexta-feira

Arquiteta e urbanista, artista visual e ativista cultural, Rita Gil está completando 35 anos de arte. Essa trajetória será apresentada em uma exposição retrospectiva que inicia na próxima sexta-feira (10) na Galeria Arte12B (Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel, 120 Centro de Gramado). Dedica-se à pintura, desenho, escultura, gravura, colagens, arte têxtil e outras várias formas de expressão artística que retratam assuntos como religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional de uma forma inerente, quase como uma assinatura da artista.

Desenhando desde os seis anos de idade, na infância já buscava passivamente (talvez inconscientemente) suas primeiras lições de arte em sua própria casa, com a mãe que era modista, as avós que bordavam e avô escultor. Vizinha do Artesanato Gramadense, ainda criança, fazia visitas e se inspirava nas obras da criadora do Kikito, dona Elisabeth Rosenfeldt.

Após se formar em Arquitetura e Urbanismo, a paixão pelas artes só aumentaram e teve a oportunidade de fazer vários cursos com destacados artistas como Vera Wildner, Fernando Baril, Mara Caruso, Patrício Farias, Danúbio Gonçalves, Brito Velho, Astrid Lindenmayer, Mário Palermo, Elton Manganelli e Caé Braga.

“Antes da pintura, as crianças desenham e não foi diferente comigo. Desenhei desde cedo. Quando resolvi me dedicar às artes, precisei aperfeiçoar o meu tridimensional e fui fazer escultura. Não foi difícil pois já tinha minha visão espacial, mas ainda senti necessidade de pintar minhas esculturas o que não é tão comum entre os colegas", relata Rita Gil.

Ela vê o mundo ao seu redor com um olhar diferente do olhar comum. Seus trabalhos são compostos por planos distintos que formam as figuras, a cor se faz presente em múltiplas matizes. "Mas não existe nenhum segredo por trás disso, a não ser a capacidade de me debruçar sobre um trabalho, estudando, pesquisando e correndo todos os riscos. Com certeza, a arquitetura tem me mostrado muitas soluções e caminhos com a linha, a dimensão, o jogo de cores e o detalhamento que me acompanha sempre", destaca a artista.

A religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional são temas recorrentes em suas obras. As cores fortes e formas realistas contam histórias principalmente de sua terra natal onde mantém seu atelier, em Gramado.

 

A mostra individual

A artista sentiu necessidade de marcar esses 35 anos de carreira com uma retrospectiva que leva o título de Rita Gil 35 Anos de Arte onde mostrará algumas obras que guardou no seu acervo. As várias fases estão divididas em Política, Regional, Sacra e Feminino. A fase Política se desenvolveu durante os anos 80 e 90 onde a política fazia parte do dia a dia do povo brasileiro. Na fase Regional, ela mostra cabeças cheias de histórias onde registra de maneira lúdica a história dos campos onde viveram seus antepassados açorianos. O Sacro acompanha Rita sempre permeando com outras fases. Ela tem uma religiosidade muito forte e mostra isso nos santos que reproduz em suas obras. Mulheres e Moda também estão registrados na sua arte.

Com 25 individuais e inúmeras coletivas, Rita leva Gramado para o mundo. Sua arte já esteve exposta em vários países entre eles Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina, Canadá Irlanda do Norte, Portugal e França (no Museu do Louvre).

 

SERVIÇO

RITA GIL - RETROSPECTIVA 35 ANOS DE ARTE

O que: Mostra individual que apresentará as obras mais significativas que guardou no seu acervo no seu atelier durante a sua carreira.

Quando: Visitação de 10 de setembro a 10 de outubro de 2021

De segunda a sábado das 10h às 18h

Onde: Galeria Arte12B

Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel, 120 Centro de Gramado RS

 

Na sequência, algumas obras da artista visual:

- Imaculada Conceição

- Férias de Inverno

- O Tempo

 

 

Tags:Mostra de arte

Confira outros posts

Nanci Vaccari de Medeiros é uma artista inquieta e intensa
Gramado e Canela vacinam quem tem mais de 18 anos nesta quinta-feira
Gramado: Gabinete da Primeira-Dama promove curso sobre alimentação saudável

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!