Blog Ilton Muller

Rabicho, uma obra de engenharia única na América do Sul

No dia 1º de junho 1919, trem chegou na Várzea GrandeRabicho, uma obra de engenharia única na América do Sul

Em 1º. de junho de 2019 foi comemorado o centenário da chegada do trem na Várzea Grande. Junto com outros voluntários, Wanderlei Cavalcante tem se dedicado a recuperar a memória da linha férrea na região. Dentro deste trabalho de pesquisa e investigação quase arqueológica, encontrou o local do rabicho, uma obra de engenharia ferroviária única na América do Sul. Segundo o professor e historiador Wanderley Cavalcante, “o lugar representa de forma exemplar as engenhosidades da época de ouro do transporte ferroviário. Verdadeiro tesouro em histórias, é mais uma excepcional faceta da Região das Hortênsias que precisa ser redescoberta e mostrada ao mundo”.

Segundo ele, o Rabicho consistia num desvio feito a um obstáculo natural (um morro de aproximadamente 100 metros de altitude), localizado logo na saída do bairro Várzea Grande, a cinco quilômetros de Gramado. “A ultrapassagem do obstáculo somente seria possível com obras de altíssimo custo, através da construção de um túnel, algo que era praticamente impossível para as condições financeiras do empreendimento naquele período”.

Wanderley cita que “fora dessa solução, todos os engenheiros contratados pela firma de João Corrêa, alguns inclusive de referência internacional, atestaram a impossibilidade de transpor o ponto e dar continuidade à ferrovia em direção a Gramado. Contornar a montanha, utilizando a força da locomotiva em marcha-ré (situação em que o motor é mais potente) foi a saída, engenhosa, e porque não dizer, teimosa e obstinada, encontrada por João Corrêa e seus filhos para continuar levando a ferrovia ao seu destino”.

 

Fonte: Gramado dos Primeiros Povoadores à Chegada do Trem (1919), escrito por Wanderley Cavalcante, Alex Juarez Müller, Eduardo da Silva Weber, Amanda Elizalde Martins e Jean Carlo Gessi Caneppele.

 

Foto: reprodução do livro Gramado dos Primeiros Povoadores à Chegada do Trem (1919)

 

 

 

 

 

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (52)

Confira outros posts

Parada e opereta O Primeiro Milagre estreiam no Natal Luz
Alpen Park investe em melhorias para a segurança dos visitantes
Dia da Cultura Gramadense está confirmado no domingo (2)

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!