Blog Ilton Muller

Projeto cultural "Anos 10" retrata a diversidade na cena musical gaúcha

Coordenação e produção são de dois profissionais de Canela, Enio Martins e Fernando Gomes

O projeto "Anos 10 - produção e diversidade na cena musical gaúcha" vai reunir cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década: Glau Barros, Nino, Pâmela Amaro, Filipe Catto e 50 Tons de Pretas. Cada artista participará de um bate-papo on-line sobre seu trabalho, suas influências e objetivos de carreira. Nas transmissões virtuais, que começam na quinta-feira (13), às 21h, e vão até 17 de julho, participam os diretores ou os produtores musicais dos artistas. Coordenado e produzido por dois profissionais de Canela, Enio Martins e Fernando Gomes, o projeto foi aprovado no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
Com curadoria dos críticos de música Enio Martins e Juarez Fonseca, o projeto foca nos sujeitos do processo criativo e produtivo da música, desde sua composição, passando por produção e gravação até chegar ao público ouvinte. Os curadores comandam as entrevistas e abrem a programação de lives, contando com a participação especial de Leo Henkin. Todas as transmissões terão áudio-descrição e tradução em libras.
Ao final do projeto, a equipe de curadores, artistas e produtores apresentará uma composição colaborativa. Liderada por Henkin, a gravação será transmitida para o público via redes sociais.


Outra ação do projeto será o workshop on-line com Tiago Becker, do Estúdio Soma. O objetivo é o aperfeiçoamento, além de fundamentos de gravação em estúdio para técnicos e produtores musicais. "Os alunos capacitados já colocarão em prática as orientações durante a gravação da música colaborativa dos artistas participantes do projeto. É uma etapa que incentiva a interação entre os artistas e os oficineiros. É uma oportunidade para diminuir o isolamento e retomara cena musical com pluralidade e diversidade, antes tão forte e presente na vida artística e parte essencial da Economia Criativa do Estado", afirma Fernando Gomes, proponente e coordenador do projeto.

Mais informações sobre o projeto pelo Instagram oficial @anos10rs ou pelo Facebook da Fundação Cultural de Canela. Os bate-papos musicais serão transmitidos pelo Youtube Clube TV.

 

PROGRAMAÇÃO
13 de maio - Live especial
Juarez Fonseca e Ênio Martins

20 de maio
Pâmela Amaro e seu produtor, Tiago Souza

27 de maio
Filipe Catto e sua produtora, Ana Paula Veríssimo

10 de junho
Glau Barros e seu produtor, Celso Dias

17 de junho
Nino e seu produtor, Protásio Júnior

24 de junho
Oficina on-line para produtores aprendizes, com o técnico de som Tiago Becker, no Estúdio Soma

17 de julho
Gravação da faixa inédita por 50 Tons de Pretas. Participam também a produtora do grupo, IlanaMarques, Leo Henkin, Tiago Becker e os alunos da oficina

 
Foto: Pâmela Amaro (Crédito Luis Ferreirah)

Tags:Bate-papo online

Confira outros posts

Retorno de atividades administrativas nas escolas municipais de Canela
Hospital São Miguel recebe quadros como forma de agradecimento
Mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado inicia nesta sexta

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!