Blog Ilton Muller

Procon alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS

Unidade de Canela atende somente moradores do município. De outras cidades devem procurar o Procon-RS por telefone ou site

Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos na cidade. Por este motivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Canela alerta a população, em especial a população idosa, e aqueles que possuem benefício do INSS como Aposentadoria, Pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como o golpe está acontecendo?
Este tipo de golpe está acontecendo com uma simples ligação telefônica, onde o atendente identifica que é funcionário do INSS, funcionário de algum banco ou consultor de alguma instituição financeira e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado oriundo de pagamentos feitos a mais ou de empréstimos descontados erroneamente ou terá que fazer "Prova de Vida", do seu benefício.

O que fazer para evitar o golpe?
Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação ou oferta quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, e do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor, tão pouco clicar em links enviados por pessoas desconhecidas no WhatsApp.

Caí neste golpe. O que devo fazer?
Aquele que, infelizmente, caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Procurar o Procon para proceder com o cancelamento do empréstimo e devolução do valor depositado em sua conta. Em nenhuma hipótese o consumidor deverá pagar boletos enviados pelos próprios vendedores de empréstimo.

Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe?
Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, ele deve procurar uma agência física de banco ou instituição financeira para ter todos os detalhes do negócio a ser realizado, ler atentamente as cláusulas do contrato, se informar a respeito do valor final a ser pago e não apenas acerca do valor da parcela que será debitada, e ainda dar preferência a estar sempre acompanhado ao fazer esse tipo de transação.

PARA OS CANELENSES

Procon Canela
Telefone: 3282-5121
WhatsApp: 54 9 91381905
e-mail: procon@canela.rs.gov.br
Endereço: Rua Dom Pedro II, nº8 – sala 1

 

PARA OS GRAMADENSES E DE OUTRAS CIDADES

Para moradores de Gramado

O Procon Canela atende exclusivamente os moradores do município. Quem reside em Gramado deve buscar orientação no Procon-RS, pelo site www.procon.rs.gov.br ou pelo WhattsApp (51) 3287-6200. https://www.rs.gov.br

Tags:Não existe dinheiro fácil!

Confira outros posts

Gramado ganha condomínio de alto padrão com 65 lotes
Werdum Premium Meats estreia na arena gastronômico de Gramado
Felinos do Gramadozoo ganham peixes na Sexta Santa

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!