Blog Ilton Muller

Procissão de Ramos abre a Semana Santa na Páscoa em Gramado

Na procissão conta com elenco de 40 pessoas, é representa a entrada de Cristo em Jerusalém.

A Procissão de Ramos abre a programação da Semana Santa em Gramado neste domingo, dia 2. O rito litúrgico faz parte da Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia. Os fieis iniciam a concentração às 9h, na praça das Etnias, ao lado da Estação Rodoviária, e partem pela avenida Borges de Medeiros, às 9h40, até a Igreja Matriz São Pedro. Após a procissão, ocorre a tradicional missa do Domingo de Ramos.

O cortejo ao ar livre faz parte do rito litúrgico do Domingo de Ramos. Na procissão, que conta com elenco de 40 pessoas, é representada a entrada de Cristo em Jerusalém. No cortejo, um personagem interpretando Jesus Cristo faz o percurso montado num jumento, que é um símbolo de humildade. Os ramos abençoados recordam a função de acolher a aclamar Jesus como rei. "Em Sua entrada triunfal, Jesus, o Rei Humilde, é recebido festivamente. Com ramos de oliveiras, Jesus é saudado pelo povo. Vamos manter a procissão nos mesmos moldes do ano passado. Deu muito certo e emocionou o público", revela Abramo Machado, diretor artístico da Procissão de Ramos.

 

Programação lúdica

Além do caráter religioso do Gramado Aleluia, a programação da Páscoa em Gramado reserva atrações lúdicas no final de semana. No sábado e domingo, às 15h, ocorre a Parada de Páscoa pela avenida Borges de Medeiros. Na Vila de Páscoa, que está instalada na praça das Etnias, estão programadas diversas intervenções culturais. Já na rua Coberta, o espetáculo O Reino Mágico da Páscoa conta com 21 sessões diárias, das 10h às 13h e das 14h às 20h30.

 

Foto: Cleiton Thiele/Arquivo

 

Tags:Gramado Aleluia

Confira outros posts

Cláudio Souza assume presidência do Sindtur a partir de janeiro
MP pede à Prefeitura de Gramado informações sobre a cogestão com o Estado
Secretaria da Saúde implementará Centro Especializado em Saúde Mental

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!