Blog Ilton Muller

Prefeitura informa que Gramado está liberada da exigência do passaporte vacinal a partir de sábado

Medida vale, inclusive, para espetáculos do Natal Luz. Gramado está entre as cidades que atingiram mais de 90% da população imunizada

Ao atingir 91,1% da população adulta com a vacinação completa (duas doses ou dose única), Gramado está liberada da exigência do comprovante vacinal nos eventos da cidade. A informação é do Coordenador do Gabinete de Crise do município e do Comitê Técnico Regional da Serra, o secretário e médico Ubiratã Oliveira.

Segundo Ubiratã, o Governo do Estado decidiu nesta quinta-feira (18) que os municípios que atingiram percentual superior a 90% ficam autorizados a adotar o comprovante de vacinação como “recomendação”, e não “exigência”, em todas as atividades, incluindo as de maior risco. O município não tem mais a obrigatoriedade de exigir a carteira de vacinação em nenhuma atividade, incluindo também os espetáculos do Natal Luz, informou a Prefeitura de Gramado.

“No entendimento do Gabinete de Crise do Estado, o percentual de 90% de vacinados representa maior segurança quanto ao risco de contágio”, informou Ubiratã. A nova decisão terá validade a partir de sábado (20), à meia-noite. Antes, as alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado.

Continuam obrigatórios, no entanto, o uso de máscara, distanciamento e disponibilidade de álcool em gel, além do isolamento dos casos suspeitos.

Os dados vacinais estão disponíveis para consulta no painel da vacinação Covid-19 do Secretaria da Saúde (SES), em vacina.saude.rs.gov.br. Na aba “Municípios”, é possível conferir essa porcentagem, assim como o correspondente a pessoas com, pelo menos, uma dose. Continuam sendo apresentadas no site informações como o número de doses por faixa etária, doses de reforço aplicadas, por tipo de vacina, total de doses recebidas e aplicadas, entre outras.

Tags:Covid-19

Confira outros posts

Hospital São Miguel informa que teve autorizações para uso de medicamento em estudos em pacientes com Covid
Orquestra Sinfônica de Gramado se apresenta na Rua Coberta, neste sábado (20)
Casa Bauducco em Gramado é opção de cafeteria

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!