Blog Ilton Muller

Prefeitura e Sebrae alinham ações do Programa Canela Cidade Empreendedora

Todas Secretarias Municipais estão engajadas na implantação de políticas que visam o desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Sebrae, promoveu um encontro recentemente, nas futuras instalações do CIDICA – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, com o objetivo de alinhar ações e estratégias dentro do Programa Canela Cidade Empreendedora. A reunião foi conduzida pela gestora de políticas públicas do Sebrae, Clara Salgado e pelo secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, contando com a participação do prefeito Constantino Orsolin e lideranças das oito secretarias municipais da Prefeitura de Canela.
Na ocasião Clara Salgado explicou que o programa está dividido em quatro eixos (liderança, desburocratização, compras públicas e educação), ressaltando a importância do engajamento de todas as secretarias municipais. “Vamos atender o município como um todo e demonstrar o impacto que o Programa Cidade Empreendedora trará para toda a sociedade”, comentou Clara, lembrando que Canela foi selecionada após um criterioso estudo. “Mapeamos diversos municípios e temos a convicção de que Canela tem um grande potencial por possuir muitos empreendedores. Além disso, a cidade está passando por um processo de desenvolvimento e prova disso são os diversos investimentos que estão sendo realizados aqui. Este programa será um divisor de águas para Canela”, projeta a gestora de políticas públicas do Sebrae.

Aprimoramento do ambiente de negócios
O Programa Canela Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. O secretário Luciano Melo destaca que é uma solução ideal para o município aprimorar o ambiente de negócios. “Por isso, paralelamente, estamos trabalhando na implantação do CIDICA que oferecerá uma estrutura completa para o fomento de novos negócios. A Administração Municipal como um todo está abraçando esta causa e tenho certeza de que em breve entregaremos resultados positivos para nossa comunidade”, afirma Luciano Melo.

Plano Municipal de Desenvolvimento
Já o prefeito Constantino Orsolin lembrou que o Programa Canela Cidade Empreendedora e o CIDICA integram o Plano Municipal de Desenvolvimento que está sendo elaborado pelo Poder Executivo. “Temos que incentivar os jovens empresários de Canela, pois eles que farão a revolução na nossa cidade. Os pequenos empreendedores também merecem uma atenção especial, já que são eles que movem a economia e fazem a engrenagem andar. Com o Plano de Desenvolvimento vamos poder projetar Canela a longo prazo, modernizando e desburocratizando a máquina pública”, conclui Orsolin.

O CIDICA concentrará os seguintes serviços:
- Dep. de Desenvolvimento Econômico;
- Espaço para startups;
- Sala do Empreendedor;
- Observatório;
- Espaço de Negócios;
- Escola do Empreendedorismo;
- Arena para palestras e wokshops;
- Sine;
- Junta Militar.

Fotos: André Fernandes

Tags:União de esforços

Confira outros posts

Quase metade dos gramadenses estão com o esquema vacinal completo
Nesta terça e quarta-feira tem coleta de sangue e plasma convalescente 
Projeto cultural "Anos 10" retrata a diversidade na cena musical gaúcha

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!