Blog Ilton Muller

Prédio da estação férrea resgata a memória do trem na região

Estrutura de madeira é herança da chegada do trem em 1919, na Várzea Grande

A chegada do trem em Gramado (mais especificamente na Várzea Grande) ocorreu no dia 1º de junho de 1919. Uma das referências atuais do período ferroviário na cidade é o prédio da Estação Férrea, transformado em Espaço Cultural Estação Férrea, através de lei municipal de maio de 2008.

O coordenador do local é Wanderley Cavalcante, historiador e pesquisador da história do trem na região.

O local tem como objetivos promover e preservar a história ferroviária. O acervo inclui documentos históricos da época de VFRGS e RFFSA (telegramas, cartas, portarias, manuais técnicos, circulares, boletins, regulamentos, leis, etc.); imagens do período; objetos ferroviários, objetos de comunicação, de trabalho, de uma venda (comércio); livros e revistas (tema ferroviário e de história); além de itens de memória da comunidade.

No momento o prédio passa por uma restauração estrutural que inclui troca do telhado, pintura, elétrica, recuperação do piso e das aberturas,, cercamento e iluminação do entorno. Também está passando por uma atualização expográfica e conceitual. “Outro ponto importante é que estamos com um projeto de lei em análise para transformar o Espaço Cultural em Museu”, afirma Wanderley.

Na reabertura, em data ainda a ser definida, terá painéis com infográficos didáticos, cenários (como o de uma venda e de uma plataforma), exposições de memórias da comunidade, polo de pesquisa de história, entre outras.

Foto: crédito Secretaria M8unicipal de Cultura

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (53

Confira outros posts

Procon-RS quer incentivar instalação de unidades municipais
Comunicação da região perde uma das suas vozes mais atuantes
Garden Park oferece desconto para moradores de Gramado e Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!