Blog Ilton Muller

Prédio da estação férrea resgata a memória do trem na região

Estrutura de madeira é herança da chegada do trem em 1919, na Várzea Grande

A chegada do trem em Gramado (mais especificamente na Várzea Grande) ocorreu no dia 1º de junho de 1919. Uma das referências atuais do período ferroviário na cidade é o prédio da Estação Férrea, transformado em Espaço Cultural Estação Férrea, através de lei municipal de maio de 2008.

O coordenador do local é Wanderley Cavalcante, historiador e pesquisador da história do trem na região.

O local tem como objetivos promover e preservar a história ferroviária. O acervo inclui documentos históricos da época de VFRGS e RFFSA (telegramas, cartas, portarias, manuais técnicos, circulares, boletins, regulamentos, leis, etc.); imagens do período; objetos ferroviários, objetos de comunicação, de trabalho, de uma venda (comércio); livros e revistas (tema ferroviário e de história); além de itens de memória da comunidade.

No momento o prédio passa por uma restauração estrutural que inclui troca do telhado, pintura, elétrica, recuperação do piso e das aberturas,, cercamento e iluminação do entorno. Também está passando por uma atualização expográfica e conceitual. “Outro ponto importante é que estamos com um projeto de lei em análise para transformar o Espaço Cultural em Museu”, afirma Wanderley.

Na reabertura, em data ainda a ser definida, terá painéis com infográficos didáticos, cenários (como o de uma venda e de uma plataforma), exposições de memórias da comunidade, polo de pesquisa de história, entre outras.

Foto: crédito Secretaria M8unicipal de Cultura

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (53

Confira outros posts

De Praça das Comunicações para Praça das Etnias
Hotel Bella Gramado apresenta novidades
Dira Paes integra equipe de curadores do 50º Festival de Cinema de Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!