Blog Ilton Muller

Os 585 metros de rua que vão desafogar, um pouco, o trânsito no Centro de Gramado

Obras de ligação dos bairros Prinstrop e Piratini começam nos próximos dias

A redução do tráfego de veículos no Centro de Gramado passa por uma obra de 585 metros de extensão: é a ligação entre as ruas Theobaldo Prinstrop (Bairro Prinstrop) e Abramo Eberle (Bairro Piratini). A assinatura do contrato com a Construtora Dalfovo ocorreu na manhã de terça-feira da semana passada, e foi feita pelo prefeito Nestor Tissot.

A Dalfovo foi a vencedora da licitação da obra estimada em mais de R$ 6,5 milhões que inclui pavimentação, sinalização rodoviária, drenagem, escavação de material, terraplanagem e passeio público. Estão previstos mais de 45 mil metros cúbicos de detonação, cujo material será levado à pedreira municipal situada na Várzea Grande. “Sempre buscamos administrar de forma eficiente, usando os valores com responsabilidade e buscando novos recursos sempre que possível”, afirmou Tissot no ato de assinatura.

 

Características da obra

De cordo com o projeto, a obra terá 585 metros de extensão:

- Nº faixas de tráfego: 4

- Sentido: duplo

- Largura da faixa: 3,20 m

- Canteiro esquerdo: 0,60 m

- Canteiro central: 0,50 m

- Passeio direita: 1,50 m

- Pavimentação em Piso Intertravado (bloquetos)

- No final do trecho, a via projetada se interliga com a Rua Abramo Eberle, onde haverá a transição de 4 faixas de tráfego para 2 (via existente).

- Num trecho de 200 metros, a topografia apresenta uma brusca queda, passando a cota altimétrica de 815m para 761m, ou seja, um desnível de 54 metros, conforme o projeto executivo desenvolvido pela MXFC Engenharia. Para reduzir este desnível será necessário um rebaixamento no trecho inicial, de forma a tornar a rampa menos íngreme.

 

Anel viário

Esta obra faz parte do projeto do anel viário projetado para contornar a área central da cidade. A primeira etapa foi a construção da estrada entre as RS-115 (bairro Três Pinheiros) e RS 235 (Bairro Casagrande), inaugurada em 2012.

Antes disso haviam sido feitas obras pontuais visando a melhoria da mobilidade urbana na área central de Gramado. Uma delas foi a pavimentação da Rua Emílio Leobet (entre o Centro e a Avenida Central) e a desapropriação de terreno que possibilitou a extensão da Rua Ângelo Bisol (entre a avenida das Hortênsias e rua João Petry).
Mais recentemente foi realizada a extensão da rua Dr. Stürmhoeffel até a Rua Augusto Zatti, no Centro.

Tags:Mobilidade urbana

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