Blog Ilton Muller

Os 585 metros de rua que vão desafogar, um pouco, o trânsito no Centro de Gramado

Obras de ligação dos bairros Prinstrop e Piratini começam nos próximos dias

A redução do tráfego de veículos no Centro de Gramado passa por uma obra de 585 metros de extensão: é a ligação entre as ruas Theobaldo Prinstrop (Bairro Prinstrop) e Abramo Eberle (Bairro Piratini). A assinatura do contrato com a Construtora Dalfovo ocorreu na manhã de terça-feira da semana passada, e foi feita pelo prefeito Nestor Tissot.

A Dalfovo foi a vencedora da licitação da obra estimada em mais de R$ 6,5 milhões que inclui pavimentação, sinalização rodoviária, drenagem, escavação de material, terraplanagem e passeio público. Estão previstos mais de 45 mil metros cúbicos de detonação, cujo material será levado à pedreira municipal situada na Várzea Grande. “Sempre buscamos administrar de forma eficiente, usando os valores com responsabilidade e buscando novos recursos sempre que possível”, afirmou Tissot no ato de assinatura.

 

Características da obra

De cordo com o projeto, a obra terá 585 metros de extensão:

- Nº faixas de tráfego: 4

- Sentido: duplo

- Largura da faixa: 3,20 m

- Canteiro esquerdo: 0,60 m

- Canteiro central: 0,50 m

- Passeio direita: 1,50 m

- Pavimentação em Piso Intertravado (bloquetos)

- No final do trecho, a via projetada se interliga com a Rua Abramo Eberle, onde haverá a transição de 4 faixas de tráfego para 2 (via existente).

- Num trecho de 200 metros, a topografia apresenta uma brusca queda, passando a cota altimétrica de 815m para 761m, ou seja, um desnível de 54 metros, conforme o projeto executivo desenvolvido pela MXFC Engenharia. Para reduzir este desnível será necessário um rebaixamento no trecho inicial, de forma a tornar a rampa menos íngreme.

 

Anel viário

Esta obra faz parte do projeto do anel viário projetado para contornar a área central da cidade. A primeira etapa foi a construção da estrada entre as RS-115 (bairro Três Pinheiros) e RS 235 (Bairro Casagrande), inaugurada em 2012.

Antes disso haviam sido feitas obras pontuais visando a melhoria da mobilidade urbana na área central de Gramado. Uma delas foi a pavimentação da Rua Emílio Leobet (entre o Centro e a Avenida Central) e a desapropriação de terreno que possibilitou a extensão da Rua Ângelo Bisol (entre a avenida das Hortênsias e rua João Petry).
Mais recentemente foi realizada a extensão da rua Dr. Stürmhoeffel até a Rua Augusto Zatti, no Centro.

Tags:Mobilidade urbana

Confira outros posts

Noite emocionante para entrega do Troféu Silvia Zorzanello
Agora, vacinação somente no Posto de Saúde da Várzea Grande
Nova Petrópolis promove novo momento com lançamento de site

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!