Blog Ilton Muller

Novo palco para o Nativitaten e volta da Fantástica Fábrica, as novidades do 37º Natal Luz

Serra Park abrigará evento que sai do Lago Joaquina Rita Bier.

O Nativitaten terá um novo palco a partir deste ano: o lago do Centro de Eventos Serra Park. E a Fantástica Fábrica de Natal volta ao calendário de atrações do 37º Natal Luz de Gramado. Estas e outras novidades foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (30 de maio), em entrevista coletiva promovida pela Gramadotur, autarquia realizadora do evento. Participaram do ato o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, vice-prefeito e presidente do Conselho eda Gramadotur, Luia Barbacovi, e o diretor de eventos da autarquia, Diego Scariot. A secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, não participou da cerimônia por estar se recuperando de problemas de saúde.

Durante o evento foram anunciados os quatro grandes espetáculos, com uma novidade: eles iniciarão às 20h30, meia hora antes do que nas edições anteriores, atendendo uma solicitação dos visitantes. O Reino do Natal, que tem formato circular, ocorrerá das 10h às 13yh e das 14h às 17h, de quarta a segunda-feira. Outra novidade anunciada foi o retorno do Show de Acendimento das Luzes para a frente do Palácio dos Festivais, com a encenação que sempre encantou os visitantes. “Aos poucos o Natal Luz vai voltando a seu formato original”, comemorou o prefeito Nestor Tissot. O novo local do Nativitaten, segundo ele, vai proporcionar uma grande melhoria para os visitantes e gramadenses. “Aqui temos mais espaço e desafoga o centro da cidade. E outras atrações natalinas podem ser programadas para o Serra Park”, afirmou. Ele frisou que o Lago Joaquina sempre foi importante para o Natal Luz, mas este espaço precisa ser revitalizado”, afirmou Nestor, destacando que já estão previstos investimentos na recuperação deste complexo turístico e cultural.

Luia Barbacovi destacou que a mudança de local atende uma reivindicação antiga da comunidade com relação à manutenção do Lago Joaquina Rita Bier. “Lá também tínhamos a questão da logística e da recuperação do lago e do seu entorno”, afirmou Luia. Comentou que no Serra Park será mantido um dos símbolos do Nativitaten, que é o espelho d´água.

 

Expectativa de 2,5 milhões de visitantes

Diego Scariot citou os quatro eventos pagos que serão mantidos, destacando o retorno da Fantástica Fábrica, além dos atracões gratuitas como os shows diários na Rua Coberta, a Parada de Natal e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. “Também devemos ter a estreia da Orquestra Jovem e o aproveitamento de alguns alunos da Escola das Artes nos diversos atrativos do Natal Luz”, afirmou Diego. A Escola das Artes retomou as atividades este ano.

Diego destacou, ainda, que o projeto de decoração será assinado por Cláudia Casagrande, cenógrafa gramadense experiente nesta área, incluindo o próprio Natal Luz.

Os ingressos para os grandes espetáculos começarão a r vendidos a partir da segunda quinzena de junho, pela própria Gramadotur, que adquiriu uma tiqueteira própria (serviço deixará de ser terceirizado). A expectativa é vender em torno de 220 mil ingressos. O público visitante deve ser superior a 2,5 milhões de pessoas, estima Scariot.

 

Manutenção da magia do evento

O Nativitaten deixa o Lago Joaquina Rita Bier, depois de estrear neste espaço público em novembro de 2001. Mas o complexo do Lago recebia espetáculos do Natal Luz desde 1990, quando os Grandes Concertos que ocorriam em frente à Igreja Matriz São Pedro foram transferidos para este local. Apesar do novo cenário, o Nativitaten promete manter as mesmas características dos espetáculos anteriores, com cantores e cantoras de renome internacional, coral, bailarinos e bailarinas, que prometem muita emoção. O espetáculo continuará sob a direção de Linos Lerner e terá 23 apresentações.

O retorno da Fantástica Fábrica de Natal à programação do Natal Luz também deve contribuir para que o evento amplie ainda mais a sua magia. O musical nasceu em 2006, tendo como palco a Carriéri, junto ao Lago Negro. Este espetáculo musical será apresentado no Pavilhão 3 do Expogramado e conta a história de uma criança que é levada por um anjo para a Fantástica Fábrica de Natal e lá conhece o poder do “acreditar”. Essa nova energia promove a mágica natalina: dão vida a bonecas e soldadinhos. Serão 23 apresentações sob direção de Daniel Colin.

O Reino do Natal e o Grande Desfile serão mantidos no Expogramado, ambos dirigidos por Abramo Machado. O Desfile terá 23 apresentações, enquanto que o Reino terá encenações de hora em hora.

Além destes espetáculos pagos, o 37º Natal Luz de Gramado manterá as atrações, como a Vila de Natal (Praça das Etnias), Show de Acendimento, Parada de Natal, Tannenbaum Fest – Festa dos Pinheirinhos, shows na rua Coberta, entre outros, valorizando os artistas locais.

 

Três espetáculos abertos

O 37º Natal Luz terá, novamente, espetáculos abertos com troca de alimentos por ingressos. As apresentações devem ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Tags:Novidades

Confira outros posts

Recreio na Folia tem bailes infantil e adulto no sábado
Publicitária Juliane Wimmer venceu concurso do selo da Capital do Chocolate
Laghetto inaugura mais dois hotéis em Gramado e Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!