Blog Ilton Muller

No Dia do Chimarrão, conheça os benefícios e a história da erva-mate

Em Gramado está situada a primeira Matería do Brasil

Neste dia 24 de abril é comemorado o Dia do Chimarrão, bebida símbolo dos gaúchos e rica em benefícios para a saúde de quem a aprecia. Segundo dados do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), o Estado consome em torno de 9 mil toneladas de erva-mate ao mês. Além disso, cerca de 30 países exportam o produto. 

Em Gramado, a Matería Capitão Rodrigo, primeira matería do Brasil, por ser um negócio voltado à cultura do mate-chimarrão, oferece a turistas e moradores diversos padrões de erva-mate, além de servir e ensinar as diferentes formas de preparo de bebidas à base de Mate. O casal de empreendedores, Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, são naturais de Pelotas e pesquisadores dos usos e costumes da cultura gaúcha. "O mate sempre fez parte da nossa caminhada. Fomos criados nas rodas de mate, ouvindo as histórias, aprendendo, pesquisando muito, e isso faz de nós legítimos mateadores", revela Fernanda.

Herança dos povos indígenas
Segundo os especialistas, a tradição de beber o mate foi herdada dos povos indígenas. "Com a chegada dos padres jesuítas, que pretendiam catequizar os índios, o consumo da erva-mate chegou a ser proibido, mas, posteriormente, acabou sendo aceito e o seu consumo estimulado. Os jesuítas passaram então a produzir erva-mate utilizando a mão de obra dos índios guaranis catequizados, e a erva se tornou o principal produto de exportação do período missioneiro", contextualiza Rodrigo Schlee.
Fernanda complementa que o mate acabou se enraizando na cultura gaúcha, e ganhou apelido de chimarrão, que vem da palavra espanhola, cimarrom, que quer dizer selvagem.

Benefícios da erva-mate
A erva-mate é feita das folhas da árvore da erva-mate, simplesmente colhida, seca e moída. Com relação à moagem, existe desde o padrão missioneiro ou PN1 (Padrão Nacional 1), aquela erva mais fina e tradicional; a moída grossa, com uma granulometria maior e a pura folha, que pode ser verde ou repousada tipo exportação PU (Padrão Uruguaio). Também há padrões de erva mate para o Tereré e uma linha de ervas com composto de chás e frutas.

Rodrigo aponta que, independente da forma de preparo, a erva-mate oferece uma série de benefícios medicinais e terapêuticos. Segundo estudos científicos, a erva-mate é tida como uma bebida preventiva a uma série de doenças.
A erva-mate é rica em antioxidantes, flavonóides, vitaminas, minerais, zinco e magnésio. Ela também facilita a digestão, inibe o apetite e é termogênica. "Além de todas essas propriedades, o mate ainda nos ajuda a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso, além de diminuir o colesterol ruim", explica Schlee. 


Como contatar e conhecer mais
Para conhecer mais sobre a cultura do mate, acompanhe as redes sociais da Matería Capitão Rodrigo no Instagram @materiacapitãorodrigo ou na fanpage no Facebook.

Vídeos
https://www.facebook.com/175530599537307/videos/2840016792896346

Mate Chimarrão - a origem da tradição
https://www.facebook.com/175530599537307/videos/430844514599924

Cultura do mate nas expressões gaúchas - https://www.facebook.com/175530599537307/videos/464418144589430

Tags:24 de Abril

Confira outros posts

“A Administração Municipal não compactua com qualquer tipo de irregularidade”
Turistur Turismo completa 27 anos de atuação na Serra Gaúcha
PA da Unimed apoia momento difícil da saúde na região

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!