Blog Ilton Muller

No Dia do Chimarrão, conheça os benefícios e a história da erva-mate

Em Gramado está situada a primeira Matería do Brasil

Neste dia 24 de abril é comemorado o Dia do Chimarrão, bebida símbolo dos gaúchos e rica em benefícios para a saúde de quem a aprecia. Segundo dados do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS), o Estado consome em torno de 9 mil toneladas de erva-mate ao mês. Além disso, cerca de 30 países exportam o produto. 

Em Gramado, a Matería Capitão Rodrigo, primeira matería do Brasil, por ser um negócio voltado à cultura do mate-chimarrão, oferece a turistas e moradores diversos padrões de erva-mate, além de servir e ensinar as diferentes formas de preparo de bebidas à base de Mate. O casal de empreendedores, Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, são naturais de Pelotas e pesquisadores dos usos e costumes da cultura gaúcha. "O mate sempre fez parte da nossa caminhada. Fomos criados nas rodas de mate, ouvindo as histórias, aprendendo, pesquisando muito, e isso faz de nós legítimos mateadores", revela Fernanda.

Herança dos povos indígenas
Segundo os especialistas, a tradição de beber o mate foi herdada dos povos indígenas. "Com a chegada dos padres jesuítas, que pretendiam catequizar os índios, o consumo da erva-mate chegou a ser proibido, mas, posteriormente, acabou sendo aceito e o seu consumo estimulado. Os jesuítas passaram então a produzir erva-mate utilizando a mão de obra dos índios guaranis catequizados, e a erva se tornou o principal produto de exportação do período missioneiro", contextualiza Rodrigo Schlee.
Fernanda complementa que o mate acabou se enraizando na cultura gaúcha, e ganhou apelido de chimarrão, que vem da palavra espanhola, cimarrom, que quer dizer selvagem.

Benefícios da erva-mate
A erva-mate é feita das folhas da árvore da erva-mate, simplesmente colhida, seca e moída. Com relação à moagem, existe desde o padrão missioneiro ou PN1 (Padrão Nacional 1), aquela erva mais fina e tradicional; a moída grossa, com uma granulometria maior e a pura folha, que pode ser verde ou repousada tipo exportação PU (Padrão Uruguaio). Também há padrões de erva mate para o Tereré e uma linha de ervas com composto de chás e frutas.

Rodrigo aponta que, independente da forma de preparo, a erva-mate oferece uma série de benefícios medicinais e terapêuticos. Segundo estudos científicos, a erva-mate é tida como uma bebida preventiva a uma série de doenças.
A erva-mate é rica em antioxidantes, flavonóides, vitaminas, minerais, zinco e magnésio. Ela também facilita a digestão, inibe o apetite e é termogênica. "Além de todas essas propriedades, o mate ainda nos ajuda a melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso, além de diminuir o colesterol ruim", explica Schlee. 


Como contatar e conhecer mais
Para conhecer mais sobre a cultura do mate, acompanhe as redes sociais da Matería Capitão Rodrigo no Instagram @materiacapitãorodrigo ou na fanpage no Facebook.

Vídeos
https://www.facebook.com/175530599537307/videos/2840016792896346

Mate Chimarrão - a origem da tradição
https://www.facebook.com/175530599537307/videos/430844514599924

Cultura do mate nas expressões gaúchas - https://www.facebook.com/175530599537307/videos/464418144589430

Tags:24 de Abril

Confira outros posts

Vita Boulevard inaugura estacionamento rotativo
Rede LifePlus pretende investir R$ 140 milhões na construção de um novo hospital para Gramado
Segunda dose: somente 160 vacinas da CoronaVac

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!