Blog Ilton Muller

Na Montanha, os bonecos ganham vida

Beth Bado e Nelson Haas têm a arte bonequeira no sangue

A arte bonequeira encanta crianças e adultos. Mas para conquistar o público é preciso mãos e vozes que provoquem deslumbramento e admiração. É o caso dos bonequeiros Beth Bado e Nelson Haas. Na propriedade do casal, localizada no Sítio Carazal, interior de Gramado,está o "Atelier dos Bonequeiros", espaço criativo com sala de ensaios onde é possível conhecer um pouco a Arte Bonequeira.
Nelson Haas é brincante e ambientalista com foco no reaproveitamento de materiais, na formação de plateia e na perpetuação do Teatro de Animação, formando e incentivando novos brincantes. É autodidata, brinca com o teatro de animação como ferramenta para desenvolver suas performances há 30 anos.  E Beth Bado tem dramaturgia popular, de praça, de chão, de terra. Suas performances são únicas. Seus bonecos, quase mamulengos-quase argentinos, conversam diretamente om o público. “Me encanto com o novo e adoro compartilhar”, afirma Beth que iniciou sua jornada na arte da animação há 15 anos. “Dependendo da necessidade ou poética da cena transitamos por diversas técnicas: objetos, manipulação direta, marionetes, fantoches, gigantes, entre outras”, explica Beth.

Festival de Bonecos de Canela
Nelson tem ancestrais no cemitério da Linha Carazal em Gramado. Nasceu há 50 anos em Porto Alegre e estabeleceu-se definitivamente na cidade no ano 2000, quando sua filha nasceu.
Beth Bado cresceu em Caxias do Sul e veio para a região em 2004 com sua filha e sonhos. 
Nelson e Beth criaram o Bonecos da Montanha em 2011 .
A arte os ligou a um dos eventos culturais mais importantes do Brasil. O Festival Internacional de Teatro Bonecos de Canela. Nelson acompanha o Festival desde as primeiras edições e Beth desde 2005. No Bonecos Canela conheceram a obra e os diversos artistas que ali passaram. Trocando saberes e aprendizados, como em outros Festivais que participam. No evento canelense, Carlão é  
o mestre de cerimônias.

Bonecos da Montanha – Só Rindo
O Só Rindo surgiu em 1992 em Florianópolis, quando Haas utilizava este nome em suas performances. Eram meados de 2011 quando a dupla Nelson/Beth percebeu que o nome "Bonecos da Montanha" expressava mais a identidade do trabalho deles feito aqui no frio, na neblina, na montanha. "A montanha é nosso lugar", atesta Nelson.
O grupo possui espetáculos de teatro de bonecos para os mais variados públicos. Segundo Beth, “nas  montagens pesquisam a trilogia ator-boneco-público, procurando o mínimo. Sempre”.
Eles já foram convidados a Festivais Profissionais da arte da animação em diversas cidades no Brasil, América Latina, Inglaterra, França e Taiwan.

Carlão está no YouTube
Em 2020 criaram um canal no YouTube - Boneco Carlão - para seguir em contato com o público. Com episódios semanais (sextas, às 21h) o Boneco tem um "Papo Reto" com a audiência, trocando ideias sobre temas que interessam o grupo de amigos do boneco Carlão. De meio ambiente à história do teatro de bonecos, técnicas dessa arte, até Commédia del'Arte, entre outros assuntos.
O boneco Carlão nasceu numa oficina que Beth Bado fez com Nelson em 2005. Como trabalho de conclusão cada participante apresentou duas personagens. Beth mostrou Carlos e Miguelito. Eles seguem com ela até hoje no espetáculo "Histórias do Carlão".
Segundo Beth, “Carlos é um presente para mim. Com ele viajei o continente e fui para outros. Muito aprendizado e bençãos neste caminho", afirma.
E a performance com uma sacola plástica tornou Nelson Haas reconhecido internacionalmente, levando-o a apresentar-se por diversos países da América, Europa e Ásia.


Mais sobre:
https://bonecosdamontanha.com.br 
http://youtube.com/c/BonecoCarlao 

Contato:
(54) 99189-7927
bonecosdamontanha@gmail.com 


Crédito das fotos:
Nelson Haas - crédito Sérgio Azevedo
Beth Bado e Carlão – crédito Márcia Rosi da Rosa

Tags:Arte & Artistas

Confira outros posts

Gramado amplia nesta terça (11) a vacinação de pessoas com comorbidades
Rotary Gramado faz doação de uniformes hospitalares
Sessão especial debaterá a intervenção municipal no Hospital São Miguel

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!