Blog Ilton Muller

Museu Major José Nicoletti Filho recebe mais de 1,2 mil visitas em cinco dias

Parte da história de Gramado está contada na casa centenária

Inaugurado há apenas cinco dias, o Museu Major José Nicoletti Filho, localizado na esquina da Av. Borges de Medeiros com a rua Emílio Sorgetz, a popular Rua Torta, já recebeu mais de 1,2 mil visitas.

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, o Museu Major José Nicoletti Filho, instalado na recém restaurada casa do primeiro subintendente de Gramado, conta duas histórias a quem o visita. Enquanto acervo e informações dispostas em banners informativos abordam a história de Gramado desde seus primórdios, passando por povos originários, colonizadores, legiões de trabalho, entre outros. Já os totens espalhados pela residência contam a história do próprio Major José Nicoletti Filho, figura importante na história do município.

 

Acesso à história de Gramado

“Saber que o museu está sendo tão bem visitado é saber que muita gente está tendo acesso à história de Gramado e conhecendo um pouco de como nossa cidade foi construída, ou seja, nosso patrimônio histórico está sendo preservado de maneira física e afetiva pela gestão Nestor e Luia. Isso nos dá ânimo de melhorar cada vez mais o espaço museológico, que foi inaugurado recentemente e que será um local vivo e em constante transformação”, comenta o Secretário da Cultura de Gramado Ricardo Bertolucci Reginato.

O restauro da Casa do Major José Nicoletti Filho teve início em março de 2021 e foi todo custeado pela Hasam Incorporações por meio de uma medida mitigatória de um estudo de impacto de vizinhança conduzido pela Secretaria de Planejamento.

 

Crédito das fotos: Ilton Müller

Tags:História de Gramado

Confira outros posts

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 100 vagas em Nova Petrópolis
Reconhecimento ao tradicionalista Jorge Correia
Sunset Casa Nuvole estreia neste sábado (18), em Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!